Notícias



Sonho na ponta dos pés

Brian vai dançar em Porto Alegre com a escola do Bolshoi

Pequeno bailarino ex-morador de Canoas, hoje aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, volta pela primeira vez ao Estado para duas apresentações com a companhia

14/05/2018 - 07h00min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Menino de canoas estuda balé na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Pela primeira vez, Brian Soares dos Santos, 12 anos, virá a Porto Alegre para dançar com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. No início deste ano, o ex-morador do bairro Rio Branco, em Canoas, conseguiu se mudar com os pais e o irmão para Joinville (SC) onde se tornou aluno da única filial no mundo do Teatro Bolshoi de Moscou. A viagem só se concretizou depois que uma campanha nas redes sociais mobilizou doações.

Em Joinville, Brian está na turma dos que já possuem alguns conhecimentos da arte. O franzino guri de 1,37m e 30 quilos passará os próximos oito anos com dedicação total à busca de leveza e precisão nos movimentos. A escola do Bolshoi tem 220 alunos, todos bolsistas. Para se manter no Brasil, a instituição depende dos patrocinadores. 

Henry Pontual / Divulgação
Espetáculo Don Quixote

E é um destes patrocinadores que trará a escola para duas apresentações beneficentes no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de maio. A renda será revertida para a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia. Cerca de 80 bailarinos, incluindo Brian, encenarão a Grande Suíte do Ballet Don Quixote. 

O espetáculo tem 120 minutos de duração, numa versão do bailarino e coreógrafo russo Vladimir Vasiliev. Na apresentação, Kitri e Basílio, protagonistas da obra, vivem uma intensa história de amor, heroísmo e ilusão, com traços hispânicos marcantes. Brian, que viajará pela primeira vez sem os pais, deverá ser um menino de rua na encenação. 

— Estou ansioso e muito feliz com a oportunidade de voltar ao Rio Grande do Sul dançando com a escola. Vou ter que controlar a minha emoção — confessa o pequeno bailarino. 

"É só o começo"

Em julho de 2017, Brian foi um dos oito selecionados entre 430 participantes da audição de inverno da instituição. Para Brian iniciar a jornada de oito anos de estudos, o pai, Gilson Garcia dos Santos, 35 anos, abandonou o emprego como pedreiro e a mãe, Fernanda dos Santos, 30 anos, deixou a função de vendedora. São eles os responsáveis por manter a rotina árdua do menino, que estuda no Bolshoi cinco manhãs por semana e cursa o sexto ano do ensino fundamental, à tarde. Ambos já estão trabalhando na nova cidade: Fernanda é servente no Hospital Municipal São José e Gilson, trabalha como ajudante de motorista numa distribuidora. O irmão mais novo de Brian, Mikael, cinco anos, está na escola. 

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Brian têm aulas são diárias no Bolshoi

Brian, cuja história de superação foi contada nas páginas do Diário Gaúcho pela primeira vez em 13 de janeiro deste ano, conheceu o balé em 2015, durante uma brincadeira com uma prima, da mesma idade dele. Dias depois, com a menina, conheceu a escola de dança frequentada por ela no bairro Rio Branco. No canto da sala, enquanto imitava as alunas, o guri despertou a atenção da professora Gabriele Schutz. Mesmo sem nenhum conhecimento, demonstrou habilidade nos alongamentos e nas técnicas avançadas da dança. Foi convidado, imediatamente, a se juntar ao grupo. 

Determinado, apesar da pouca idade, Brian enfrentou o preconceito de pessoas próximas, a negativa inicial do pai _ que, mais tarde, se tornou o maior apoiador do filho _, o medo de não conseguir manter os estudos devido às condições financeiras da família e a difícil seletiva do Bolshoi. Ele só deixou a turma da professora Gabriele quando se mudou para o Estado vizinho. 

— Ensaio muito e consigo ver a minha própria evolução, mas tem muito chão pela frente. É só o começo mesmo — afirma Brian, demonstrando maturidade. 

SERVIÇO
Grande Suíte do Balé Don Quixote _ Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Duração: 120 min
Classificação Etária: Livre
Dias 30 e 31 de maio
Quarta e quinta, às 21h
Ingressos: de R$ 180 (galeria mezanino) a R$ 300 (plateia baixa)
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 / 2º andar - Shopping Bourbon Country)

/// 50% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS — limitado a 100 ingressos.
/// 50% de desconto para titulares e acompanhantes dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, adquiridos somente na bilheteria do Teatro do Bourbon Country _ limitado a 100 ingressos.
/// 10% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS nos demais ingressos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias