Notícias



Tutorial

Saiba como posicionar a antena e em qual local da casa colocar o roteador Wi-Fi

25/05/2018 - 12h00min

Atualizada em: 25/05/2018 - 15h32min


Não basta apenas encontrar o local adequado para colocar o roteador dentro da sua casa, também é preciso saber como posicionar a antena do aparelho. De acordo com a direção e o lugar, o sinal Wi- Fi pode mudar. As antenas dos roteadores são omnidirecionais ( distribuem sinal para todos os lados), porém, como é uma onda de rádio, há a tendência de circular para frente e para baixo. Ou seja, ela não se espalha de maneira uniforme para todos os sentidos. Além disso, paredes e aparelhos eletrônicos podem atrapalhar a circulação do Wi- Fi. Por isso, é importante saber o que prejudica e o que ajuda o sinal transmitido pelo roteador. Confira as dicas abaixo e saiba o local ideal para melhorar o sinal de internet na sua casa! 

 Leia outras reportagens da seção Tutorial 

Intelbras / Divulgação

VEJA ONDE É MELHOR INSTALAR O APARELHO

1. Coloque o aparelho em uma área central
Como os roteadores são omnidirecionais, coloque- o no centro da sua casa, para que o sinal de Wi- Fi se espalhe pelo ambiente. Caso o modem esteja longe do local escolhido, use um cabo Ethernet (de cor azul) para levá- lo até o centro da residência. 

2. Deixe- o em um lugar alto
As ondas do aparelho irradiam para frente e para baixo. Por isso, o ideal é deixar o roteador em um local alto, como em cima de estantes, para desviar de barreiras baixas, como sofás, mesas e balcões. Caso a sua casa tenha dois andares, cole o dispositivo no teto ou coloque- o no segundo andar. 

3. Mantenha- o afastado de outros aparelhos eletrônicos
Alguns dispositivos eletrônicos usam a mesma frequência dos roteadores. Por isso, há uma interferência na emissão de ondas, o que provoca lentidão na rede. Não coloque o aparelho perto de micro- ondas, telefones sem fios, babás eletrônicas e caixas de som. 

4. Fuja dos obstáculos
Obstáculos grossos pioram o sinal de Wi- Fi. Deixe o roteador livre da maior quantidade possível de paredes, por exemplo. Corredores oferecem menos paredes a serem ultrapassadas. Água, espelho e metais são elementos que podem refletir e atrapalham a circulação do sinal, por isso, evite deixar o roteador próximo. 

5. Use alumínio para refletir o sinal
Pesquisas científicas mostram que o alumínio tem a capacidade de refletir a onda emitida pelo roteador. Você pode usar essa característica para direcionar o sinal do Wi- Fi para o sentido que for melhor para você – o que pode melhorar bastante a internet. Para isso, use, por exemplo, uma lata de refrigerante cortada ao meio, em seu comprimento, e aberta de forma que pareça um retângulo e atue como uma barreira. Essa lata aberta deverá ser colocada atrás da antena, projetando o sinal para a frente. Assim, as ondas serão emitidas em apenas um sentido. 

6. Deixe o equipamento longe de janelas
Frio e calor são inimigos do roteador. Por isso, deixe o aparelho longe de janelas e varandas, pois a exposição ao sol pode superaquecer o equipamento. O frio também é nocivo. Mantenha o dispositivo distante de refrigeradores, por exemplo. 

 Leia outras reportagens da seção Tutorial 

COMO POSICIONAR A ANTENA 

1. Deixe- a reta para cima
Como a antena propaga o sinal na direção perpendicular, o ideal é que o componente seja deixado reto para cima. Assim, o sinal circula na horizontal. Os dispositivos receptores, isto é, onde você faz o uso do Wi- Fi, normalmente ficam no mesmo plano do roteador. 

2. Duas antenas, duas posições
Caso o seu roteador tenha duas antenas, posicione- as das duas formas: uma para cima e outra para o lado. Se você usa vários dispositivos no mesmo plano do aparelho, há uma propagação maior de sinal no nível onde há mais aparelhos eletrônicos. As duas posições fazem com que o sinal vá para cima e para baixo. 

3. Em casa de dois andares
Se você mora em uma casa com dois andares e não possui um repetidor, o ideal é colocar a antena deitada, para que o sinal se propague para cima e para baixo. 

Uma dica: caso o sinal ainda fique fraco, o repetidor pode ser uma opção. Ele repete o sinal do Wi- Fi, como se fosse um novo roteador. Ele precisa apenas ser conectado a uma tomada. É possível comprar o aparelho por a partir de R$ 45.

Produção: Eduarda Endler 

 Leia outras reportagens da seção Tutorial 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias