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Segurado sem agendamento será atendido só até as 13h nas agências do INSS

Instituto quer ganhar tempo para tratar de quem marcou atendimento pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS

17/05/2018 - 15h59min

Atualizada em: 17/05/2018 - 16h01min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
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INSS quer mais atendimentos agendados por parte dos segurados

A partir da próxima semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará mais um passo para incentivar os segurados a agendarem atendimento nas agências físicas da Previdência. O INSS vai limitar o horário de atendimento para quem não agendar pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS. Para os segurados que chegam sem avisar, o atendimento será somente até as 13h. Quem for a uma agência do INSS depois desse horário será orientado a agendar o serviço ou a voltar no dia seguinte.

A mudança já foi implementada em São Paulo e, agora, chegará aos Estados da Região Sul — não se trata, portanto, de uma medida de abrangência nacional. No Rio Grande do Sul, afeta todas as 105 agências existentes. A novidade começa a partir da próxima quinta-feira (24) para a maioria das unidades. Nas agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada – submetidas à gerência-executiva em Porto Alegre –, as novas regras começam a valer a partir do dia 28, na semana seguinte.

A limitação para atender segurados sem hora marcada não irá mudar o horário ao público das agências, que vai das 7h (8h em alguns casos) às 17h. A partir das 13h, continuarão sendo atendidos aqueles têm horário agendado. 

A alteração tem dois objetivos principais, segundo o INSS: ter mais tempo para analisar os requerimentos de benefícios e aumentar as vagas para agendamento, reduzindo a espera entre o dia em que o segurado marca e a data do atendimento.

Nova lista de serviços agendáveis

Também a partir do dia 24, haverá a inclusão de uma lista de serviços no grupo de atendimentos que pode ser agendados. A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.

Nesta quarta-feira (16), o órgão federal divulgou que, a partir da próxima segunda-feira (21), a solicitação de aposentadoria por idade e salário-maternidade não precisará ser agendada para uma agência, ocorrendo à distância pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.  

COMO FICA O ATENDIMENTO 

Com agendamento

– Não muda nada. Esses atendimentos poderão ser marcados para qualquer hora nas agências do INSS.
– Essa marcação pode ser feita pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
– Mais 21 serviços passam a ser agendáveis a partir do dia 21.

Sem agendamento

– Quem chegar a uma agência do INSS sem ter agendado só será atendido até as 13h.
– Quem chegar sem agendamento após as 13h será orientado a realizar o agendamento pelos canais do órgão ou a voltar no dia seguinte, antes das 13h.

Horário das agências

– Não muda, seguindo das 7h (ou 8h, em alguns casos) às 17h para atendimento ao público, sem intervalo de almoço.

Quando começa o novo sistema

– Em quase toda a região sul do Brasil, a partir do dia 24 de maio.
– Por questões operacionais, as agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada adotam o sistema a partir do dia 28 de maio. Confira, abaixo, quais são essas agências. Todas atendem das 7h às 17h.
Porto Alegre
– Agência Azenha:  Avenida Erico Verissimo, 495, Menino Deus
– Agência Centro:   Travessa Mario Cinco Paus, 20, Centro
– Agência Norte: Avenida Três de Abril, 90, Passo de Areia
– Agência Sul: Estrada Vila Maria, 265, Cavalhada
– Agência Petrópolis: Avenida Protásio Alves, 3.550, Rio Branco
– Agência Partenon: Avenida Bento Gonçalves, 867, Partenon

Alvorada
Agência Alvorada: Avenida Maringá, 1.201, Maringá

Viamão
– Agência Viamão: Rua Crescêncio de Andrade, 33, Centro

Como agendar atendimentos no INSS 

– O segurado pode agendar ligando para o telefone 135 do INSS, das 7h às 22h.
– Outro canal, que o INSS mais incentiva o uso, é o portal Meu INSS. Lá, na aba Agendamentos/Requerimentos, há uma lista de serviços por área que podem ser marcadas para uma agência mais próxima. No mesmo site se tem acesso a todas as informações sobre o histórico de contribuições.

É preciso fazer cadastro para ter acesso a serviços e informações sobre benefícios

Como fazer o cadastro no Meu INSS

1 – Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório.
2 – Depois, o segurado deve fazer login com essa senha provisória.
3 – Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter nove dígitos com, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número .

Dados básicos, e informações sobre a vida profissional, são exigidos no cadastro



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