DG Ajuda Você



Fique atento!

UFRGS convoca candidatos para manifestação de interesse em vagas do vestibular e Sisu

Quem não se manifestar será excluído de lista de espera; universidade prevê chamar estudantes da listagem em 12 de junho deste ano

04/06/2018 - 11h06min

Atualizada em: 04/06/2018 - 11h23min


A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Prograd/UFRGS) divulgou editais de confirmação de interesse para candidatos em espera de vaga para ingresso em 2018 tanto vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São convocados todos os candidatos ainda não lotados em vaga, pelos dois sistemas, para que se manifestem se desejam continuar na lista de espera para ingresso em cursos de graduação. O objetivo da medida é agilizar a ocupação de vagas.

Assim, pessoas indicadas no ordenamento como “aguardando vaga” devem entrar no Portal do Candidato entre as 10h de terça-feira (5) e as 23h59min de 10 de junho. O interessado deve manifestar o interesse e enviar, de forma digitalizada, um documento de identificação e o CPF (se o CPF constar no documento de identificação, basta o envio do primeiro).

O processo de confirmação de interesse está previsto no edital do Concurso Vestibular 2018  e no edital do Sisu. Quem não manifestar o interesse será excluído da lista de espera. A instituição prevê fazer um chamamento em 12 de junho, e a listagem já será seguida apenas com os candidatos que tiverem confirmado interesse e enviado a documentação no prazo.


Como ficam os chamamentos

A partir deste mês, os chamamentos seguem a lista apenas pelos candidatos que tenham confirmado interesse e enviado os documentos de identificação, mantendo a indicação “aguardando vaga”. Os demais constarão como “não confirmou interesse” e estarão fora dos possíveis chamamentos. A Prograd reforça que a realização do processo de manifestação de interesse não garante a ocupação de vaga e nem isenta o candidato dos passos seguintes nos futuros chamamentos.


Perguntas e respostas sobre o processo de confirmação de interesse

O que devo fazer para continuar concorrendo?
Você deve entrar no Portal do Candidato entre as 10h de terça-feira (5) e as 23h59min de 10 de junho, manifestar o interesse e enviar documento de identificação e CPF. Se o número do seu CPF constar no documento de identificação, não é preciso enviar o CPF.

Como os documentos devem ser enviados?
Os documentos devem ser enviados pelo Portal do Candidato e devem estar em formato JPG ou PDF, tendo sido digitalizados com as informações legíveis

Como saberei que meu interesse foi registrado?
Um comprovante de confirmação de interesse será registrado no Portal do Candidato.

Meu curso tem ingresso apenas no primeiro semestre. Devo registrar interesse mesmo assim?
A recomendação é de que o candidato realize a manifestação de interesse do mesmo modo, para algum caso excepcional de disponibilidade de vaga nesses cursos.

Minha confirmação de interesse garante vaga?
Não. A confirmação de interesse dá ao candidato a condição de continuidade na lista de espera dos processos seletivos. Oou seja, garante a expectativa de direito à lotação em vaga.

Estou aguardando vaga pelos dois processos seletivos. Como fazer?
Neste caso, você deve manifestar duas vezes o interesse, acessando o Portal do Candidato e registrando o interesse nos dois sistemas. Se você tiver interesse em apenas um dos casos, deve registrar interesse na vaga que deseja.

Após o registro de interesse, o que devo fazer?
Aguardar novos chamamentos, que são divulgados no site da UFRGS e realizar o processo normalmente, caso seja chamado.

Não tenho interesse na vaga, o que devo fazer? 
Neste caso, não é necessária a manifestação, pois, a partir do fim do processo, a indicação será automática para “não confirmou interesse” e o candidato será considerado desistente.

O chamamento previsto para 12 de junho está confirmado? 

Sim, haverá chamamento no dia 12 de junho. Será seguida a lista apenas pelos candidatos que tenham confirmado interesse e enviado os documentos de identificação, mantendo a indicação “aguardando vaga”.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias