Notícias



Seu problema é nosso

Falta de iluminação pública e rede pluvial entupida fazem parte da rotina em rua da Restinga, na Capital

O Diário acompanha a situação da Rua Manoel Faria da Rosa Primo desde agosto do ano passado

18/07/2018 - 09h42min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Procura-se o asfalto que havia na rua

A promessa era de que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) faria uma visita à Rua Manoel Faria da Rosa Primo, bairro Restinga, na Capital, em 26 de janeiro. O objetivo era limpar bocas de lobo que, por estarem sempre entupidas, impedem que a água da chuva escoe.

Leia mais
Falta de médico em posto de saúde da Zona Norte prejudica pacientes, em Porto Alegre
Alagamentos obrigam moradores a construir muretas em rua na Lomba do Pinheiro
Após reportagem do Diário, falta de professor em escola municipal é resolvida

Porém, desde então, moradores aguardam pela visita que poderia solucionar o problema que, desde outubro de 2017, atrapalha a rotina de quem vive ali. O auxiliar de serviços gerais desempregado Gustavo Oliveira dos Santos, 22 anos, conta que a situação só tem piorado, principalmente nos dias de chuva. 

— Não mudou nada, ninguém veio aqui, a gente segue à espera. As pessoas precisam passar por ali e acabam se sujando com o esgoto — conta.

Como paliativo, Gustavo abriu uma espécie de valeta na rua para que o esgoto escoe para os cantos e as pessoas consigam transitar pela via. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Bocas de lobo estão entupidas, conforme relatos dos moradores

Outras questões 

Além do esgoto a céu aberto, a falta de iluminação pública, de manutenção da praça que fica na via e os buracos desanimam os moradores. 

— Boa parte dos problemas é causada pela chuva, porque o serviço não é finalizado como deveria, então, tudo estraga mais fácil — afirma Gustavo.

Segundo ele, a rua foi asfaltada em 2016, mas a obra não resistiu nem um ano, como foi mostrado na seção Pede-se Providências, em 8 de agosto de 2017: 

— Parece que usaram um material tão fino que o caminhão do lixo passava e destruía, e a chuva levava o que restava. 

Quanto à iluminação, o morador conta que, entre os Becos 1 e 2, que cortam a via, há apenas dois postes com lâmpadas funcionando. 

— É incrível, eles vêm aqui, colocam uma lâmpada nova e, uma semana depois, já está queimada — relata. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Na pracinha, lixo e falta de iluminação preocupam

Serviços estão agendados, garante SMSUrb 

A assessoria de imprensa da SMSUrb informou que, desde a publicação de reportagem em janeiro deste ano, foram feitas intervenções na rede pluvial da via na altura dos números 7, 591, 659 e 686. Foi realizada limpeza de bocas de lobo, desobstrução de cerca de cem metros de redes com uso de hidrojato e a troca de uma tampa quebrada de boca de lobo. 

A SMSUrb pede que novas situações sejam registradas através do telefone 156 e que os moradores forneçam a altura da rua (número) em que o problema ocorre. 

Sobre a iluminação pública, estão programadas vistorias e intervenções no local nesta semana. A SMSUrb informou, ainda, que a capina na praça citada está programada para a primeira semana de agosto.

*Produção: Eduarda Endler

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias