Entretenimento



Falando de Sexo

Como manter o sexo ativo depois dos 60

Todas as pessoas podem e devem fazer sexo até o fim da vida, pois a satisfação nas relações íntimas é fundamental para a saúde

09/08/2018 - 18h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Estou com 62 anos e tenho percebido mudanças importantes na minha vida sexual. Não sinto vontade de transar com o meu marido porque tenho ficado muito seca. Além disso, às vezes, acho que escapa um pouco de urina... Será que isto é da idade? As pessoas idosas têm de parar de fazer sexo?

Reprodução / Reprodução

Jamais! Todas as pessoas podem e devem fazer sexo até o fim da vida. A satisfação nas relações íntimas é fundamental para a saúde física e mental das pessoas, inclusive das idosas. É bem possível e saudável que todos mantenham as práticas sexuais, tratando os problemas que vão surgindo. 

A menopausa, que é a interrupção da menstruação e da produção de estrogênio nos ovários, acontece perto dos 50 anos. A falta de lubrificação é a consequência mais comum, mas pode ser contornada com  reposição hormonal. Hoje em dia, há uma série de recursos, tais como comprimidos, adesivos, cremes, cápsulas ou géis, dependendo do caso. 

Principais razões

Leia outras colunas

Muitas mulheres se queixam de diminuição da libido. Isto pode estar relacionado à queda na produção do hormônio masculino (testosterona), falta de um par, doenças limitantes, uso de medicações (como antidepressivos) e baixa autoestima. É bom lembrar que a sexualidade da mulher está muito mais na cabeça e é mais complexa. A mulher tem de estar se sentindo bem em todos os campos, valorizada pelo (a) parceiro(a), para estar tudo bem. Caso contrário, será difícil ter desejo! 

Não se esqueça de que a falta de desejo sexual só é considerada uma disfunção quando a pessoa se sente incomodada.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias