Notícias



Segurança

Lancheria da zona sul de Porto Alegre tem placa de boas-vindas para os policiais

Iniciativa foi inspirada por ação realizada no Paraná. Brigada Militar elogia iniciativa, mas informa que ela não garante privilégios. 

04/08/2018 - 09h30min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Gabrielle quer aproximar agentes de segurança da comunidade

“Policial, aqui você tem: água, café, W.C., internet, apoio e amizade”. O cartaz está fixado em um estabelecimento na Avenida da Cavalhada, na zona sul de Porto Alegre. A ação, feita pela proprietária da lancheria Era do Xis, Gabrielle Araújo, 35 anos, tem o objetivo de aproximar os policiais da comunidade e apoiar o trabalho de quem faz a segurança das redondezas.

Gabrielle conta que foi após ver nas redes sociais uma ação semelhante de um estabelecimento no Paraná, e dos relatos do marido – que é soldado da Brigada Militar e trabalha na rua –, que decidiu colocar o aviso.

– É importante apoiar os policiais, aproximá-los da comunidade. A placa é para repassar a mensagem de que aqui eles serão bem-vindos –, destaca a empresária.

– Eles estão aqui para nos defender. É o mínimo que podemos fazer para dar um conforto para eles – reitera Gabrielle.

A reportagem conversou com uma dupla de policiais militares que atuava nas imediações. Para eles, que preferiram não se identificar, é importante o reconhecimento do trabalho.

– Não é pelo café ou pela água, é mas pela boa vontade e pela disposição da comunidade. É por sermos bem recebidos e pela valorização – apontam.

Sem mudanças na rotina do policiamento

A Brigada Militar, por meio de sua assessoria de comunicação, destaca que iniciativas como a adotada por Gabrielle geram uma aproximação da comunidade com a instituição, fazendo com que haja uma ligação de parceria com o comércio, além de uma interação constante entre policiais e moradores. 

Mas a instituição afirma que a ação não implicará em mudança na rotina do policiamento nem que os locais serão privilegiados com mais segurança.

“A iniciativa é boa, mas o ideal é que o policial militar seja bem recebido em qualquer lugar, com ou sem cartaz, pois a presença é sinônimo de segurança e tranquilidade”, informa a nota.

  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias