Notícias



Oportunidades abertas

Sine oferece mais de 1,6 mil vagas para pessoas com deficiência

Atendimento preferencial será realizado na próxima sexta-feira

22/08/2018 - 16h50min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Sine / Divulgação
Vagas serão oferecidas nas 83 agências FGTAS/Sine de 79 municípios gaúchos

Esta sexta-feira (24) promete ser um dia decisivo para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que buscam emprego. Isso porque a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) vai oferecer 1.621 vagas para esses trabalhadores em um dia de atendimento preferencial. Além das oportunidades, haverá atividades de orientação sobre o mundo do trabalho.

As vagas serão oferecidas nas 83 agências FGTAS/Sine sediadas em 79 municípios gaúchos. O maior número de oportunidades concentra-se nas ocupações de alimentador de linha de produção (186), repositor de mercadorias (91), armazenista (84), operador de caixa (81), faxineiro (65), motorista de caminhão (58) e vendedor de comércio varejista (48).

O objetivo da ação é ampliar a inclusão desse público no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (24), o atendimento preferencial terá a reserva de, no mínimo, um guichê exclusivo nas unidades para o público-alvo. As agências FGTAS/Sine permitirão que as próprias empresas entrevistem os candidatos, além de oferecer oficinas, palestras e seminários sobre temas relacionados ao mercado.

Empregadores interessados em selecionar profissionais com deficiência ou reabilitados ainda podem cadastrar vagas de emprego no evento. Basta entrar em contato com a agência FGTAS/Sine mais próxima, pessoalmente, por telefone ou pelo portal da FGTAS. Os endereços e horários de funcionamento das unidades também estão disponíveis no site da fundação.

Para se candidatar às oportunidades, os trabalhadores devem comparecer à agência FGTAS/Sine mais próxima com carteira de trabalho. Os interessados serão cadastrados no sistema do Ministério do Trabalho. Aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas receberão carta de encaminhamento para a entrevista com o empregador. O evento faz parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela  Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). 

Para o empregador: como cadastrar vagas

– Basta entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima, pessoalmente, por telefone ou pelo site da FGTAS.
– Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site da FGTAS.

Para o trabalhador: como aproveitar o dia especial de atendimento

– Basta se dirigir a uma das agências FGTAS/Sine. Confira os endereços e horários de funcionamento.
– É fundamental levar a carteira de trabalho.

Lei de Cotas

– A contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298.
– A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social.
– As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias