Notícias



Prepare as malas

Duas das maiores feiras de intercâmbio do Mundo chegam domingo a Porto Alegre

A EduExpo e a EduCanadá estarão no BarraShoppingSul com mais de 50 instituições de ensino. Evento é gratuito e terá atividades à tarde

27/09/2018 - 16h53min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução
A feira ainda oferece o aplicativo Eduexpo para os estudantes se conectarem às instituições

Para quem tem como meta realizar um intercâmbio de estudos no exterior, o Dia D para começar a arrumar as malas pode estar chegando. Em evento gratuito, em Porto Alegre, duas das maiores feiras de intercâmbio do mundo reunirão, neste domingo (30), representantes de cursos de idiomas, instituições de Ensino Médio, de graduação e de nível superior, entre outras possibilidades de aperfeiçoamento.  

O BarraShoppingSul receberá, entre 14h e 19h, a EduExpo e a EduCanadá, nas quais cerca de 50 dirigentes de instituições da Europa, dos EUA, do Canadá e da Austrália vão apresentar programas de estudos e opções de intercâmbio. Os visitantes terão acesso a informações sobre cursos de idiomas, high shool, graduação e pós, além de estágios remunerados e cursos técnicos e de férias. 

A feira ainda  oferece o aplicativo Eduexpo para os estudantes se conectarem às instituições, antes, durante e após o evento. Palestras sobre diferentes assuntos serão ministradas no local (confira abaixo a programação).

– O grande diferencial é que levamos para o mesmo espaço os diretores das instituições. Então, o público terá contato com pessoas dos próprios países. E esses representantes estão abertos para negociar descontos e liberar taxas de matrícula. Eles querem conquistar alunos – afirma a diretora do evento,  Daniela Ronchetti.

Segundo Daniela, o destino certo – e mais barato – para cada aluno dependerá de escolhas como localização da escola, tipo de acomodação e o que se pretende fazer no país de destino fora da sala de aula. Entretanto, algumas referências podem ajudar na hora de fechar a conta.

– O dólar da Nova Zelândia, por exemplo, está em R$ 2,80. E para permanência de até três meses, não precisa visto. Isso pode fazer uma boa diferença. Mas tem de entrar na conta que as passagens, por ser um destino mais distante, ficam mais caras – lembra a diretora.

Independentemente do país, optar por cidades menores também é caminho para um intercâmbio que caiba no bolso. A tendência é de que os custos – como alimentação, acomodações e transportes – também sejam menores. No Canadá, por exemplo, os brasileiros têm encontrado uma das melhores opções: comparando as moedas estrangeiras em relação ao real, o dólar canadense chega a ser até 50% mais competitivo, de acordo com a organização das feiras. 

Para tirar mais dúvidas, os governos do Canadá, da Holanda e da França terão representantes na feira para falar sobre bolsas e vistos.  

Feiras de Intercâmbio EduExpo e EduCanadá 

Local: BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300, bairro Cristal)
Data:  Domingo (30)
Horário: 14h às 19h
Ingresso: Entrada Franca
Inscrições: pelos portais da Eduexpo e da Feira do Canadá

Confira os horários das palestras

14h30min às 15h – Canadá: Um Mundo de Possibilidades, pela Embaixada do Canadá no Brasil

15h10min às 15h40min - Université de Montréal entre as Melhores Universidades do Canadá, pela Université de Montréal

15h50min às 16h20min - Oportunidades de Estudo e Bolsas na Holanda, por Nuffic Neso (organização de internacionalização em educação)   

16h30min às 17h - Dicas para ter sucesso no Canadá, pela Embaixada do Canadá no Brasil, com depoimentos de ex-alunos     

17h10min às 17h40min - Oportunidades de Estudo e Bolsas na Holanda, por Nuffic Neso (organização de internacionalização em educação)

17h50min às 18h20 – Profissionais do Futuro: Como a experiência internacional pode preparar um profissional para o ano 2020, por Raphael Borges de Oliveira (La Salle College). 

18h30min às 19h – Visto Canadense, pela Embaixada do Canadá no Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias