Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como conversar com crianças sobre sexualidade

Se você tiver dificuldade com o tema, busque ajuda e orientação profissional

13/09/2018 - 13h51min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Preciso muito saber como conversar sobre sexo com minha filha, que é uma criança. Ela fica encantada quando vê pessoas se beijando. Ela também fica tocando sua vagina.  

Reprodução / Reprodução

Para começar, é legal que os pais façam uma autoavaliação de seus sentimentos e sobre como encaram o assunto: com naturalidade ou como tabu? 

Se você tiver dificuldade com o tema, busque ajuda e orientação profissional, para obter respostas acertadas e tranquilas. Não se deve mentir para a criança! Use uma linguagem clara e objetiva, respondendo exatamente o que ela perguntou, não sendo necessário estender demais a explicação. Muitas vezes, diante de uma resposta simples, mas clara, a criança se contenta. 

Leia outras colunas

Evite punições

Se você encontrar a criança em cenas particulares, se masturbando, ou em alguma brincadeira em que os amiguinhos se tocam, é muito importante não demonstrar horror. Evite punições, pois agir desta forma pode resultar, quando a criança chegar à idade adulta, em conflitos sexuais. Não diga que é algo errado ou sujo, mas sim, com naturalidade, desvie  a atenção para outras atividades. 

Além disso, é bom que o pai ou você, a mãe, falem sobre os órgãos genitais com a criança. Expliquem que o corpo do pai é de menino, que é diferente do dela e do seu, que são de meninas. Conversando, esclarecendo e assumindo uma postura saudável, podemos ter respostas bem mais satisfatórias.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias