Notícias



Educação

Enem 2018: Google cria comandos de voz especiais para as provas

Entre as novidades estão resumos em áudio dos livros que podem cair nas provas. Tudo começa com o comendo de voz "Ok, Google" junto ao smartphone

11/10/2018 - 14h17min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
 Adam Berry / AFP/Getty Images
Ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS, e para começar basta dizer “Ok Google”

Falta menos de um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, e os candidatos ganharam um aliado para as provas na palma da mão. O Google Assistente para smartphones recebeu comandos de voz especialmente para o exame. No dia 4 de novembro, serão os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em 11 de novembro, será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.  

A ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS, e para começar basta dizer “Ok Google” ou manter o botão Home pressionado. A partir de agora, com determinados comandos (veja abaixo), um assistente oferecerá informações sobre o exame. Segundo a Google, o Brasil é um dos primeiros países a receber o serviço feito especialmente para uma prova nacional.

Os comandos de voz especiais para o Enem 2018:

– Ok Google, falar com Enem 2018: Resumo dos temas que mais caem no exame por matéria.

– Ok Google, falar com Enem Dicas: dicas, as datas e possíveis temas da prova.

– Ok Google, falar com o 12 minutos: acesso ao resumo em áudio de livros que podem cair no Enem e os livros de produtividade. Além disso, escute um livro adicional por dia entre outros títulos disponíveis.

– Ok Google, falar com o Rota das Carreiras: mostra as três carreiras que mais combinam com você e também a rotina dessas profissões. 

– Ok Google, falar com o Senai: conteúdos profissionalizantes e um pouco mais sobre cursos técnicos para especialização.


Empresas parceiras na iniciativa 

O Google Assistente vem recebendo novas interações criadas por parceiros para auxiliar em diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Os usuários podem fazer perguntas variadas como, por exemplo, a previsão do tempo em sua região. Recentemente, o assistente começou a oferecer dados sobre o PIS/Pasep

As empresas 12min, Adtalem, Estácio, Mito Games e Senai são as novas parceiras do Google. Elas passam a oferecer no assistente teste vocacional, resumo dos livros e matérias que podem cair no Enem, além de possíveis temas da redação.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias