Idoso de Alvorada aguarda por cirurgia de catarata há um ano - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso03/01/2019 | 09h00Atualizada em 03/01/2019 | 09h00

Idoso de Alvorada aguarda por cirurgia de catarata há um ano

Valdemar Severo Molina, 73 anos, consultou no dia 5 de janeiro do ano passado e, desde então, espera pela marcação da data do procedimento 

Idoso de Alvorada aguarda por cirurgia de catarata há um ano LeitorDG / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Valdemar já sente dificuldade de enxergar Foto: LeitorDG / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O sonho de voltar a enxergar como antes virou uma angústia para o motorista aposentado Valdemar Severo Molina, 73 anos, que aguarda por uma cirurgia no olho esquerdo para a remoção de catarata. No dia 5 de janeiro do ano passado, após consulta com oftalmologista, o motorista foi informado de que teria que realizar o procedimento e, desde então, espera pela marcação da data. 

Leia mais       
Lixo queimado em dique preocupa moradores, em Novo Hamburgo
Joãozinho ganha cadeira de rodas nova, após reportagem do Diário
Depois de matéria no Diário Gaúcho, rua no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, recebe manutenção 

Valdemar, que mora em Alvorada, foi encaminhado para consulta com especialista no Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, que realiza a cirurgia de catarata. 

— Quando fui fazer o óculos, descobri que tinha catarata em um dos olhos. Consultei no posto do meu bairro e me encaminharam para o especialista no hospital de Viamão — conta o aposentado. 

As dificuldades foram aumentando na rotina de Valdemar. Ele, que sustenta a família, relata que teve que parar com os serviços de motorista:

— Mesmo aposentado, eu ainda trabalho como motorista para complementar a renda. Mas levei um susto, há uns dias, quando quase sofri um acidente. Minha visão está muito comprometida, e tive que parar antes que acontecesse algo pior.

Além disso, ele também fazia transporte de cargas para outros estados e países.

— Eu trabalho para uma empresa de São Paulo, dirigindo caminhão, e, agora, não dá mais. Até me ligaram esses dias, e tive que recusar. Já não consigo outros trabalhos por causa da idade e, com essa complicação no olho, piorou minha situação — lamenta Valdemar.  

Processo

Em busca de respostas, o motorista já questionou diversas vezes o Hospital Viamão sobre a previsão da cirurgia, mas nunca obteve uma data:

— Já fiz todos os exames e tenho o laudo médico que me indica a cirurgia, mas, sempre que pergunto a previsão, me dizem que está tudo pronto, que tenho que aguardar. Meu próximo passo é ir à Defensoria Pública, pois talvez lá resolvam meu problema. 

Valdemar conta que, em abril, recebeu o laudo que afirmava que está em plena condição de realizar o procedimento. Seu último exame foi uma ecobiometria ocular, feita em agosto. 

Operação prevista para fevereiro

A prefeitura de Alvorada confirmou que Valdemar foi encaminhado para o município de Viamão, onde realizou a consulta no dia 5 de janeiro do ano passado. A partir deste dia, ele aguarda na fila para realizar o procedimento, que é regulado pelo Estado.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicou que consta registro desta consulta na Central de Regulação do Estado. Os demais exames e a marcação da cirurgia são de responsabilidade do Hospital de Viamão. A entidade alegou que o último atendimento ocorreu em 6 de agosto de 2018 — conforme tinha sido afirmado por Valdemar — e que, no momento, ele aguarda pela cirurgia, com previsão para fevereiro próximo. Não foi informado, porém, o dia. 

Números

O hospital ainda destaca que tem acordo com o Estado para a realização de 50 cirurgias de catarata por mês e que este número está sendo atendido. De acordo com a SES, o Hospital de Viamão é referência para oftalmologia para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Viamão, atendendo 700 consultas por mês, divididas entre estas três cidades.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros