Notícias



Papo Reto

Manoel Soares e a importância da capacidade de adaptação

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

12/01/2019 - 08h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

Muitas pessoas acreditam que a sobrevivência depende do seu tamanho ou da sua força. Quando observamos a natureza, entendemos que não é assim. Na maioria das vezes, quem sobrevive no mundo animal é quem tem a maior capacidade de adaptação. 

Leia outras colunas Papo Reto

Os dinossauros eram fortes e gigantes e, mesmo assim, não conseguiram sobreviver ao seu processo de extinção. Infelizmente, hoje isso não mudou. Muitas pessoas acreditam que o dinheiro ou as suas posições dentro da sociedade vão determinar a sua sobrevivência, mas, na verdade, o que determina nossas vitórias na vida é a capacidade de se adaptar às mudanças que chegam todos os dias. 

Extinção

Não quero, com isso, dizer que o ideal é que as pessoas sejam vira-casaca, que não tenham opiniões definidas sobre situações importantes da vida. Mas é fundamental que não sejamos reféns daquilo que pregamos hoje no dia de amanhã, quando precisaremos ter tranquilidade para seguir o fluxo. 

A chave não está do lado de quem sempre ganhou, mas com aquele que está mais pronto a se adaptar. Por exemplo: há 30 anos, não se imaginava que o computador seria tão importante no nosso dia a dia. E o celular, que não conseguimos viver sem? 

O mundo está mudando cada vez mais rápido e aquelas pessoas que não conseguem se adaptar estão, assim como os dinossauros, destinadas à extinção.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias