Polícia



Investigação

"Nada indica envolvimento de uma terceira pessoa", diz delegado sobre mortes de ex-prefeito e namorada

Considerada principal testemunha, ex-mulher do político prestou depoimento por três horas sobre o caso

03/01/2019 - 21h17min


Ana Müller
Enviar E-mail
Miro de Souza / Agencia RBS
Desiam concorreu a deputado estadual nas últimas eleições

Não há indícios de que uma terceira pessoa tenha participado das mortes do ex-prefeito de Estância Velha Elivir Desiam, 57 anos, e da namorada dele Lúcia Bialoso Valença, 35 anos. Apesar disso, o delegado Fernando Pires Branco, que assumiu o caso na quarta-feira (2), garante que nada pode ser descartado por enquanto. A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que a mulher tenha sido morta pelo político. Depois, ele teria se matado.

Nada indica o envolvimento de uma terceira pessoa, mas não podemos descartar nada — diz o delegado. 

Considerada a principal testemunha do caso, a ex-mulher do político foi ouvida na quarta-feira (2) pelos investigadores. O depoimento dela durou três horas. Mconteúdo não foi divulgado pelo policial para não atrapalhar a apuração dos fatos.

— Foi um depoimento bastante detalhado. Não vou divulgar o teor — afirmou o delegado.

Dias antes das mortes, a ex-mulher do prefeito, com quem ele tem dois filhos, havia procurado a delegacia. Ela registrou boletim de ocorrência contra Lúcia, por ameaça. O delegado não detalhou como aconteciam as supostas intimidações. Segundo o policial, ela é apenas uma testemunha do caso e não é considerada suspeita.

Além do depoimento da ex-mulher, a Polícia Civil ainda apostava na perícia realizada no carro de Desiam para encontrar alguma pista que ajudasse a elucidar os fatos. O veículo foi encontrado ainda no sábado, próximo à guarita 128 da praia de Imbé. De lá, foi levado a um depósito do Detran, onde foi periciado. A expectativa era encontrar os celulares do casal no veículo, o que não aconteceu.

 — Nos telefones, poderíamos encontrar coisas que nos interessavam. Mas não localizamos os celulares — explicou.

O corpo de Lúcia foi localizado na casa em que ela vivia com o ex-prefeito, em Estância Velha, no Vale do Sinos. A necropsia ainda vai apurar a causa da morte, mas aparentemente trata-se de esganadura. Chama atenção o fato de haver R$ 3 mil em dinheiro junto ao cadáver. O delegado diz que a origem do dinheiro está sendo investigada.


Últimos passos

Os corpos do ex-prefeito e da namorada foram encontrados no último sábado, 29. Ele teria matado Lúcia na residência do casal, em Estância Velha, e, em seguida, teria ido até o Litoral Norte. Em Imbé, ele foi até a casa da ex-mulher. Para ela, teria confessado o crime.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Lúcia Bialoso Valença

Em seguida, teria se dirigido até a beira da praia. Ele deixou o carro próximo à guarita, na faixa de areia. A cerca de dois quilômetros dali, Desiam foi localizado por volta das 8h30min ainda com vida. Ele chegou a ser levado para atendimento médico, mas morreu devido a uma parada cardiorrespiratória.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias