Entretenimento



Falando de Sexo

O autoexame substitui a mamografia?

O autoexame de mama é bem importante, mas não substitui exames de imagem

22/01/2019 - 17h18min


Andrea Alves
Lucia Pesca

 Tenho 41 anos e sempre faço o autoexame nas mamas, para ver se há algum caroço. Uma amiga me disse que isto não adianta, que o que vale é a mamografia. É verdade? O que devo fazer?

Reprodução / Reprodução

O autoexame de mama é bem importante, mas não substitui exames de imagem na descoberta de nódulos. O método caseiro deve ser realizado mensalmente pelas mulheres. Porém, quem tem mais de 40 anos precisa estar atenta aos exames anuais de rotina. Apesar de ser considerado muito importante para que as mulheres conheçam o próprio seio, o autoexame não deve ser o único método de diagnóstico para detectar algum nódulo. 

É importante como forma de autoconhecimento, para que a paciente saiba como estão as suas mamas. Assim, na eventualidade de encontrar alguma alteração entre os exames periódicos, esta será prontamente avaliada. Mas lembre-se: não deve substituir a avaliação médica nemos exames de rotina. 

Leia outras colunas

Como fazer

O autoexame deve ser realizado sempre após a menstruação ou em um dia fixo do mês, para as mulheres que não menstruam. A mulher deve olhar as mamas, de frente para um espelho, e verificar as condições da pele, buscar alguma diferença de relevo ou vermelhidão. Depois,  deve tocar os seios com as pontas dos dedos da mão contrária ao órgão examinado. Deve ser observada toda a região mamária, em sentido horário e anti-horário. Também é aconselhável que a mulher aperte o mamilo para verificar a saída de alguma secreção.
 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias