Entretenimento



Água na Boca

Buraco quente de carne louca e pavê de chocolate: aprenda a fazer dois pratos fáceis para o Carnaval

27/02/2019 - 19h45min

Atualizada em: 28/02/2019 - 10h08min


Carnaval chegando... E a disposição para as festas aumenta na medida que diminui a vontade de ir para a cozinha. Que tal, então, preparar receitas práticas e que vão deixá-lo bem satisfeito para repor as energias perdidas durante a folia?

O Buraco Quente de Carne Louca, preparado pela cozinheira profissional Bárbara Pustai para Supper Rissul, pode levar a carne de panela que sobrou do dia anterior. E o Pavê de Chocolate, elaborado pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União, é super fácil de fazer. Vamos nessa?

BURACO QUENTE DE CARNE LOUCA

Fil Giuriatti / Supper Rissul

INGREDIENTES

- 1kg de lagarto (tatu)
- 10 cacetinhos
- 1 lata de tomate pelado
- 1/2 lata de extrato de tomate
- 1 cebola grande cortada em cubos pequenos
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Água
- Pimenta do reino e temperos a gosto
- Salsinha

PREPARO

/// Em uma panela de pressão, refogue a cebola e os dentes de alho no azeite de oliva. Acrescente o pimentão vermelho e junte o lagarto. Quando ela estiver toda refogada, coloque o sal, o tomate pelado (tirar os "olhinhos" dos tomates) e o extrato de tomate. Coloque uma medida da lata de água. Tempere com pimenta do reino e/ou outros temperos que desejar. 

/// Cozinhe na pressão por 40 minutos, ou então na panela normal, em fogo baixo, até que a carne esteja macia o suficiente para ser desfiada e ficar pronta pra rechear o pão francês (o popular cacetinho). O pãozinho deve ser colocar "em pé" e não pode ser cortado ao meio. É preciso tirar apenas o miolo _ mas não até o fim. 

/// Recheie e coloque a carne refogada um pouco para fora do pão, finalizando com salsinha picada. É possível (e opcional) ainda colocar queijo ralado e gratinar.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

PAVÊ DE CHOCOLATE

Divulgação / União

INGREDIENTES

Cremes
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 xicaras (chá) de leite
- 8 gemas
- 8 colheres (sopa) de amido de milho
- 200g de creme de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 250g de chocolate meio amargo picado

Montagem
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 300g de biscoito champanhe
- Raspas de chocolate meio amargo para decorar

PREPARO

/// Cremes: em uma panela, adicione o açúcar e o leite e leve ao fogo médio até aquecer. Em uma tigela, misture as gemas com o amido e reserve. Adicione delicadamente metade do leite aquecido na mistura de gemas, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela com o leite restante e cozinhe por 3 minutos ou até engrossar. 

/// Retire do fogo e adicione o creme de leite. Misture bem. Separe o creme em duas partes iguais. Em uma das metades, adicione a baunilha. Na outra, o chocolate picado, mexendo bem até dissolver e formar um creme homogêneo. Cubra os dois cremes com filme plástico em contato com o creme e reserve em geladeira até esfriar.

/// Montagem: em uma tigela, misture o leite com a baunilha e reserve. Umedeça os biscoitos no leite, e, em um refratário quadrado médio (30cm x 30cm), faça camadas intercalando biscoitos, creme de chocolate, biscoito umedecido e creme de baunilha. Repita o processo com o restante dos ingredientes, finalizando com o creme de chocolate. Decore com as raspas de chocolate e leve para gelar por pelo menos 3 horas antes de servir.

Tempo de preparo: 3 horas 40 minutos
Rendimento: 8 porções

Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias