Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e os domingos sem ela

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

15/02/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Sogras são odiadas por noras e vice-versa. É o que dizem por aí. Então eu vivi a exceção da regra. Desde o primeiro dia em que botei os pés no apartamento de Tramandaí do meu namoradinho de verão (também conhecido por Ricardo, grande amor e marido), ela me tratou superbem. Por anos e décadas, me senti uma filha. Dividimos, sem ciúme algum, o amor pelo mesmo homem. Dividimos também risadas, expressos, dicas de moda e decoração, receitas doces e salgadas.

E agora? Como vão ser os domingos sem a dona Elcy? Minha sogra morreu segunda, 11 de fevereiro, à noite. Esse foi o motivo de eu não ter escrito a coluna de quarta, dia 13. Um câncer teimoso voltou e consumiu sua saúde. Mas dolorido mesmo foi testemunhar tudo que o Alzheimer tira de uma pessoa. A rainha das cruzadinhas e da canastra não acompanhava mais as conversas, a TV, as datas dos aniversários, o crescimento dos netos e bisnetos. E eu me preparava pro dia em que a dona Elcy não nos reconhecesse mais.

Leia mais colunas da Maga

Faceira

Nosso último domingo foi 10 de fevereiro. Se bem que aquela senhorinha definhando em cima da cama não se parecia mais com a sogra faceira que eu tive. A que estava sempre pronta pra passear, comer, viajar, se divertir. Que se deu de presente um festão de 80 anos. E quase chegou nos 89. E agora? Como vão ser os encontros da família sem a dona Elcy? Vamos conseguir nos reunir, como ela tanto amava? A casa da Marcelo Gama perdeu a alma. As paredes silenciaram. A raiz rompeu do tronco.

Que a gente encontre muitas mesas pra puxar a cadeira e sentar. Com novos assuntos pra falar, que não sejam médicos e remédios. Que os álbuns de fotos e as lembranças de cada um mantenham a dona Elcy sempre viva entre nós. A vida segue, como tem que ser. Vamos! Vamos! Vamos! Ela pedia insistentemente pra ir embora de um lugar que não era a sua casa, apesar de ser. Vamos! Vamos! Vamos! Eu peço que os laços dos Moraes se fortaleçam. Do jeito que ela gostaria. Vai em paz, sogrinha.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias