Entretenimento



Estrelas da Periferia

Inspiração em Reação em Cadeia e letras melódicas: conheça a Ideia Fixa

Banda surgiu em 2004, na cidade de Gravataí. A turma comemora 15 anos e tem projeto de lançar disco ainda em 2019.

19/03/2019 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Formada em 2004, a banda Ideia Fixa, com integrantes de Gravataí, surgiu quando o rock nacional atravessava um baita momento. Na época, como bem  lembra o vocalista Hélder Castro, grupos como Reação em Cadeia e Detonautas despontavam no país, o que animou os músicos a fundarem a Ideia Fixa.

Marco Favero / Diário Gaúcho
Roqueiros celebram 15 anos de banda em 2019

— As bandas de rock estavam bem no mercado. Sempre tive o projeto de fazer um som bem melódico, mas sem perder o peso das guitarras. As nossas influências são as que estouraram naquele período, como Reação em Cadeia, Creed, Nickelback e Detonautas — explica Hélder.


Leia outras histórias de Estrelas da Periferia

Planos

Com a formação atual que tomou corpo ainda em 2006, o grupo se prepara para celebrar, em 2019, os 15 anos da banda - algo raro hoje, no meio. Mantendo a convicção de investir em canções melódicas, que falam sobre sentimentos e contam histórias, a turma aposta em músicas como Game Over, que já tem clipe, e espera lançar o seu primeiro EP da carreira. 

O vídeo, aliás, foi gravado de maneira curiosa. Segundo Hélder, uma produtora local fez uma promoção em sua página, no Facebook, com bandas. 

O comentário que tivesse mais curtidas ganharia como prêmio a gravação. 

— A galera curtiu bastante e ganhamos! _ recorda o vocalista:

— Somos bastante detalhistas nos nossos arranjos. Gostamos de deixar a música com a nossa cara. Eu faço as letras e os arranjos. Nós montamos juntos nos ensaios, para que a música fique como a gente quer. E seria um grande passo lançar o nosso primeiro EP justamente em 2019.

Mesmo quando fala sobre o atual momento do rock, que vem perdendo espaço para outros gêneros, Hélder não perde o otimismo:

— Já considero muito importante termos gravado o clipe. O cenário resiste bem. Muitas bandas consagradas se mantêm na ativa. Quem gosta de rock sempre vai gostar. O rock sempre vai ter o seu público fiel.

Ainda integram a Ideia Fixa Luciano Villar (bateria), Maurício Vargas (guitarra e voz), Alex Araújo (baixo) e Luis Eduardo (guitarra).

Pitaco

Adriano Brasil fala sobre o trabalho da Ideia Fixa e dá uma dica:

— Muito bom ver que a banda segue firme, com 15 anos de estrada, e se mantém fiel ao estilo. Acho que devem manter a identidade, pois é assim que os grupos ganham destaque e se firmam no mercado. 

— Para falar com a banda, ligue para o telefone 99217-3510.

— Se quiser participar da seção, mande um pequeno histórico do seu grupo, da dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos, além de um telefone de contato para o e-mail jose.barros@diariogaucho.com.br.





MAIS SOBRE

Últimas Notícias