Entretenimento



Falando de Sexo

O que você precisa saber antes de usar a pílula do dia seguinte

Confira as dicas sobre o assunto

03/03/2019 - 19h00min


Reprodução / Reprodução

 A regularidade do anticoncepcional e o uso de preservativos é fundamental. Porém, se ocorreu algum deslize, a chamada pílula do dia seguinte pode ajudar a evitar uma gravidez indesejada. Confira as nossas dicas sobre o assunto.

Depois de um momento de grande empolgação, muitas mulheres percebem que transaram sem camisinha e sem proteção anticoncepcional. Não dá outra: com o pensamento lúcido de volta, bate o pavor frente à possibilidade de uma gravidez indesejada. A pílula do dia seguinte pode ser uma alternativa para resolver o problema. Por isso, é importante entender como funciona e quais são as contraindicações. 

Como funciona

/// Tome a pílula nas primeiras 24 horas após a relação sexual. No máximo, até 72 horas depois. Idealmente, deve ser ingerida logo após o sexo sem proteção.

/// O medicamento é vendido em dose única ou em dois comprimidos. Se optar pela dose dupla, a mulher pode tomar um e esperar por 12 horas para ingerir o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, pode tomar os dois de uma vez. Normalmente, a menstruação vem de uma a quatro semanas depois da pílula. Se não vier após este período, faça um teste de gravidez.

/// Atenção! A ingestão dessa medicação pode causar náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Os efeitos colaterais podem durar de dois a três dias.

/// Continue tomando seu contraceptivo usual normalmente.

/// A pílula do dia seguinte não é indicada para quem está amamentando e para mulheres que têm problemas metabólicos, cardiovasculares, hipertensão, alterações na coagulação do sangue ou obesidade mórbida.

Leia outras colunas

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias