Notícias



Saúde

UBS Ramos é reaberta com horário ampliado, na Zona Norte

A prefeitura deu início ontem à operação da quarta Unidade Básica de Saúde que vai funcionar até as 22h. A UBS Ramos, na Zona Norte, passou por reformas para abrir em horário ampliado

21/03/2019 - 20h26min

Atualizada em: 21/03/2019 - 21h07min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Marco Favero / Agência RBS
Horário de atendimento será ampliado

Quem circulava pelas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ramos nesta quinta-feira (21), era só sorrisos. O contentamento dos moradores era pela reabertura da unidade, que fica no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte. 

Leia mais
Descida da Borges prevista para sexta-feira será transferida
Lutadora de Porto Alegre é campeã mundial de muay thai na Tailândia
Porto Alegre tem vagas para médicos de saúde da família; salários passam de R$ 13 mil

Agora, além de voltar a atender a população, a UBS Ramos vai funcionar até as 22h — é a quarta da Capital a se adequar a esta modalidade. A ideia da prefeitura é que sejam oito UBSs funcionando com este horário ampliado até o final do ano. A solenidade de reabertura da unidade contou com a presença de secretários municipais e do prefeito Nelson Marchezan.

A abertura até as 22h tem por objetivo desafogar a demanda dos pronto-atendimentos da Capital. Serão 10 profissionais trabalhando no horário estendido.

Marco Favero / Agência RBS
Espaço passou por reformas

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a diferença das unidades que funcionam até as 22h é a capacidade de realizar exames mais simples, como coleta de sangue e eletrocardiogramas. Assim, os pacientes não precisam ser encaminhados para outros locais quando os casos não são graves. Para ampliar o atendimento, a UBS passou por reformas. O investimento foi de R$ 400 mil. A expectativa é atender a população que precisa de atendimento fora dos horários normais.

— A expectativa é que seja o mesmo sucesso das outras outras três UBSs que já funcionam assim. Serve para dar acesso a quem tem dificuldade de consultar durante dia, principalmente, quem trabalhar. Teremos consultas médicas, testes rápidos, dentista e atendimento para fazer curativos. Vamos receber um público que, em outras situações, teria de procurar um pronto-atendimento ou emergência — acredita o secretário municipal da saúde, Pablo Stürmer.

Já Marchezan disse que a iniciativa deve desafogar os hospitais:

– Em cada posto, a média de atendimento das 18h às 22h é de 3 mil pessoas por mês. E o melhor, 80% dos casos atendidos são resolvidos na hora pelos médicos de família no próprio posto de saúde, desafogando os hospitais.

Marco Favero / Agência RBS
Jéssica e a família costumam buscar atendimento na UBS Ramos

Os moradores mais antigos do bairro Santa Rosa Lima — antiga Vila Santa Rosa, que fazia parte do bairro Rubem Berta — esperam que a reinauguração traga efeitos práticos. Para a auxiliar de limpeza Jéssica Porto Moreira, 29 anos, o horário ampliado oportunizará o atendimento para quem trabalha. 

— Tem gente que não consegue vir buscar atendimento, trabalha o dia todo. Agora, teremos essa opção perto de casa — conta a mãe de Larissa, nove anos, e Jeferson, cinco anos. Toda a família faz os acompanhamentos de rotina na UBS do bairro.

Segurança

A doméstica Maria Jurema, 63 anos, aprovou a nova UBS:

— Tomara que a prefeitura proporcione segurança para os profissionais que vão trabalhar até mais tarde. 

A SMS garante que a Guarda Municipal vai reforçar o patrulhamento na região nos horários noturnos.

Outro fator apontado pelos moradores é quanto a questão das filas de espera por fichas. Agora, com a ampliação no horário de atendimento, a expectativa é de que as filas diminuam consideravelmente.

— Estou aqui há mais de 20 anos. Durante muito tempo, madrugamos aqui para pegar ficha. Agora está ficando bem melhor — aponta o gari João Henriques Pedroso, 49 anos, atualmente afastado do serviços por problemas de saúde.

Além da UBS Ramos, outras três unidades já funcionam com horário estendido em Porto Alegre: Modelo, São Carlos e Tristeza. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias