Feriado do Dia do Trabalho: como será o atendimento em bancos, supermercados, comércio e outros serviços - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Fique atento29/04/2019 | 15h02

Feriado do Dia do Trabalho: como será o atendimento em bancos, supermercados, comércio e outros serviços

Bancos, agências dos Correios e unidades de saúde são alguns dos serviços que não terão atendimento na quarta-feira

Feriado do Dia do Trabalho: como será o atendimento em bancos, supermercados, comércio e outros serviços André Ávila/Agencia RBS
Bancos estarão fechados na quarta-feira Foto: André Ávila / Agencia RBS
GaúchaZH
GaúchaZH

O feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira (1º), vai alterar o funcionamento de serviços em Porto Alegre. Agências dos Correios, unidades de saúde e bancos estarão fechados, retomando o atendimento na quinta-feira (2). Os pronto atendimentos e hospitais do município atenderão normalmente no feriado. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus irão circular com tabela de feriado e não haverá passe livre. 

Confira o que abre e o que fecha no feriado em Porto Alegre:

Leia mais
Contra reforma da Previdência, dez centrais se juntam no Dia do Trabalho
Avianca deixa de operar no Salgado Filho; passageiros de voos cancelados reclamam de transtornos 

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nesta quarta-feira (1º). As contas que vencem nesta data podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes podem usar os canais alternativos como internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos.


Comércio

Conforme a Convenção Coletiva Regras Especiais, firmada entre Sindilojas Porto Alegre e Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), o comércio da Capital não tem autorização para funcionar com o auxílio de empregados no feriado do Dia do Trabalho.  

Correios

As agências estarão fechadas na quarta-feira. Neste dia, também não haverá expediente na Central de Atendimento dos Correios (CAC). Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações neste dia, os clientes devem acessar o site da empresa.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h. O DMLU atende pelo telefone 156 POA.

Luz

As agências e postos de atendimento da CEEE estarão fechadas na quarta-feira. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307). Urgências e emergências funcionam em regime de plantão.

Supermercados

Até o momento, somente as redes Zaffari, Dia e Walmart conseguiram acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) para garantir o funcionamento na quarta-feira. Demais supermercados estão negociando ainda.


Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. 

Unidades de saúde, farmácias distritais, Farmácia de Medicamentos Especiais e Hemocentro estarão fechados na quarta. Atendimento será retomado na quarta-feira. 

Prontos atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) pelo 0800-721-3000 e o Disque Vigilância pelo telefone 150. Todos funcionam com plantão 24 horas.

Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil, a sede administrativa da FGTAS, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados na quarta-feira.

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na quarta-feira, os ônibus circulam com tabela de feriado e não haverá passe livre. Os táxis circulam com bandeira 2. O telefone 118 segue disponível (24 horas) para quem quiser solicitar informações sobre trânsito e transporte.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros