Notícias



Conquista

Alunos de escola municipal do bairro Restinga são selecionados para o Festival de Dança de Joinville

Grupo de estudantes, professores e voluntários promove eventos e vaquinha para custear as despesas da viagem

15/05/2019 - 07h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Estudantes vão se apresentar no Palco Aberto do festival

Um sonho a ser realizado. Assim definem alunos e professores da Escola Preparatória de Dança (EPD) Restinga, que funciona nas dependências da Escola Municipal Alberto Pasqualini, sobre a oportunidade de participar pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, um dos principais do país. Em 2018, o grupo foi até a cidade catarinense para acompanhar o evento mas, neste ano, poderá se apresentar no Palco Aberto, com incursões que ocorrem em diversos pontos da cidade ou fora dela.

Leia mais
Coletivo Quilombelas completa um ano de trabalho em prol da representatividade
Escola de dança pede ajuda para reforma de sala
Conheça o projeto que transforma vidas na Restinga

A seleção é considerada difícil, as coreografias precisam ser inscritas em vídeo e aprovadas por uma equipe técnica. A escolha leva dois meses. Conforme a professora de dança Helena Paz, 35 anos, este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola. Para Fernanda Santos, 37 anos, coordenadora das EPDs, um momento de superação. 

– Os alunos estão concorrendo com pessoas que têm uma estrutura para ensaiar, enquanto eles enfrentam dificuldades por não ter uma sala, uma vestimenta ideal, às vezes, sem uma boa alimentação e sem apoio familiar adequado. E venceram tudo isso – ressalta Fernanda.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Todos na torcida por uma viagem inesquecível

Das quatro coreografias inscritas pela escola, três foram selecionadas: uma dança solo e duas em grupo de dança urbana e contemporânea. A alegria dos dançarinos foi registrada em vídeo pelas professoras, quando anunciaram a aprovação, no último dia 6. Segundo a voluntária Ana Araújo, 55 anos, os jovens pensaram que a reunião se tratava do anúncio do fim do projeto, que tem passado por dificuldades. 

– Todo ano a gente fica em dúvida se o projeto vai continuar ou não. O contrato com os professores pagos pela prefeitura não foi renovado, estamos apenas com dois professores da rede e dois voluntários – explicou.

O festival ocorre de 16 a 27 de julho.  O grupo da Restinga permanecerá na cidade por quatro dias, e a maior dificuldade é arrecadar recursos para a viagem. Muitos estudantes não têm condições de arcar com as despesas. 

Mobilização

Por isso, a mobilização já começou. Uma rifa, um chá e uma campanha estão sendo organizados pelo grupo. Um ônibus com 42 lugares já foi orçado e demandará um investimento de R$ 7 mil. A hospedagem custará R$ 15 por dia, para cada participante. Com relação à alimentação, a turma pretende usar a casa de uma voluntária, que já os ajudou no ano passado, para fazer a comida. Enquanto o grande dia não chega, a gurizada vive a expectativa.

– Não existem palavras para descrever o que sinto. É uma mistura de nervosismo, medo, alegria. Estamos muito orgulhosos – descreveu a dançarina, Paola Baldissera, 15 anos.  

O Festival de Dança de Joinville reúne mais de 6 mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação no Guinness Book, desde 2005, como o Maior Festival de Dança do Mundo.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Dedicação que chama a atenção na escola

Como ajudar

- É possível doar por meio de depósitos em conta corrente

- Informações com a voluntária Ana Araújo pelo telefone (51) 99363-9390 

- Ou na página do Facebook Escola Preparatória de Dança – Restinga, onde todas as ações são divulgadas

Últimas Notícias