Alunos de escola municipal do bairro Restinga são selecionados para o Festival de Dança de Joinville - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Conquista15/05/2019 | 07h00Atualizada em 15/05/2019 | 07h00

Alunos de escola municipal do bairro Restinga são selecionados para o Festival de Dança de Joinville

Grupo de estudantes, professores e voluntários promove eventos e vaquinha para custear as despesas da viagem

Alunos de escola municipal do bairro Restinga são selecionados para o Festival de Dança de Joinville Mateus Bruxel/Agencia RBS
Estudantes vão se apresentar no Palco Aberto do festival Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Um sonho a ser realizado. Assim definem alunos e professores da Escola Preparatória de Dança (EPD) Restinga, que funciona nas dependências da Escola Municipal Alberto Pasqualini, sobre a oportunidade de participar pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, um dos principais do país. Em 2018, o grupo foi até a cidade catarinense para acompanhar o evento mas, neste ano, poderá se apresentar no Palco Aberto, com incursões que ocorrem em diversos pontos da cidade ou fora dela.

Leia mais
Coletivo Quilombelas completa um ano de trabalho em prol da representatividade
Escola de dança pede ajuda para reforma de sala
Conheça o projeto que transforma vidas na Restinga

A seleção é considerada difícil, as coreografias precisam ser inscritas em vídeo e aprovadas por uma equipe técnica. A escolha leva dois meses. Conforme a professora de dança Helena Paz, 35 anos, este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola. Para Fernanda Santos, 37 anos, coordenadora das EPDs, um momento de superação. 

– Os alunos estão concorrendo com pessoas que têm uma estrutura para ensaiar, enquanto eles enfrentam dificuldades por não ter uma sala, uma vestimenta ideal, às vezes, sem uma boa alimentação e sem apoio familiar adequado. E venceram tudo isso – ressalta Fernanda.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 07-05-2019: Ensaio do grupo de dança da Escola Alberto Pasqualini, no bairro Restinga. Os estudantes foram selecionados para participar do Festival de Dança de Joinville (SC) e farão uma mobilização para conseguir viajar. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Todos na torcida por uma viagem inesquecívelFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Das quatro coreografias inscritas pela escola, três foram selecionadas: uma dança solo e duas em grupo de dança urbana e contemporânea. A alegria dos dançarinos foi registrada em vídeo pelas professoras, quando anunciaram a aprovação, no último dia 6. Segundo a voluntária Ana Araújo, 55 anos, os jovens pensaram que a reunião se tratava do anúncio do fim do projeto, que tem passado por dificuldades. 

– Todo ano a gente fica em dúvida se o projeto vai continuar ou não. O contrato com os professores pagos pela prefeitura não foi renovado, estamos apenas com dois professores da rede e dois voluntários – explicou.

O festival ocorre de 16 a 27 de julho.  O grupo da Restinga permanecerá na cidade por quatro dias, e a maior dificuldade é arrecadar recursos para a viagem. Muitos estudantes não têm condições de arcar com as despesas. 

Mobilização

Por isso, a mobilização já começou. Uma rifa, um chá e uma campanha estão sendo organizados pelo grupo. Um ônibus com 42 lugares já foi orçado e demandará um investimento de R$ 7 mil. A hospedagem custará R$ 15 por dia, para cada participante. Com relação à alimentação, a turma pretende usar a casa de uma voluntária, que já os ajudou no ano passado, para fazer a comida. Enquanto o grande dia não chega, a gurizada vive a expectativa.

– Não existem palavras para descrever o que sinto. É uma mistura de nervosismo, medo, alegria. Estamos muito orgulhosos – descreveu a dançarina, Paola Baldissera, 15 anos.  

O Festival de Dança de Joinville reúne mais de 6 mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação no Guinness Book, desde 2005, como o Maior Festival de Dança do Mundo.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 07-05-2019: Ensaio do grupo de dança da Escola Alberto Pasqualini, no bairro Restinga. Os estudantes foram selecionados para participar do Festival de Dança de Joinville (SC) e farão uma mobilização para conseguir viajar. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Dedicação que chama a atenção na escolaFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Como ajudar

- É possível doar por meio de depósitos em conta corrente

- Informações com a voluntária Ana Araújo pelo telefone (51) 99363-9390 

- Ou na página do Facebook Escola Preparatória de Dança – Restinga, onde todas as ações são divulgadas

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros