Entretenimento



Falando de Sexo

Cuidado com duas DSTS silenciosas: saiba quais!

A contaminação ocorre por meio de bactérias 

13/05/2019 - 20h00min

Atualizada em: 13/05/2019 - 20h00min


Reprodução / Reprodução

 Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante: como diagnosticar, tratar e prevenir a gonorreia e a clamídia.

Gonorreia e clamídia são duas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) comuns. Afetam tanto homens quanto mulheres. A contaminação ocorre  por meio de bactérias que transmitem essas enfermidades pela relação sexual sem proteção. Mas a maioria das pessoas não apresenta sintoma algum. 

 Leia outras colunas 

Sinais

Quando há vestígios, os homens ficam com corrimento claro ou amarelado (pus). Há ardência, dor nos genitais e vontade de urinar seguidamente. 

Aproximadamente 70% das mulheres não apresentam alterações, mesmo no exame ginecológico. Pode haver corrimento no colo do útero e dor durante as relações sexuais. Quando atinge o reto, pode ocasionar dor para evacuar. 

Os exames de laboratório comuns não revelam a contaminação. Existe apenas um procedimento de laboratório que revela o diagnóstico: o PCR, que indica a fase aguda de processos inflamatórios e não é encontrado em todos os laboratórios. 

Na presença de qualquer sinal ou sintoma, é recomendado procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado, com o uso de antibióticos específicos, pois as infecções bacterianas podem causar infertilidade, dor durante as relações sexuais e gravidez nas trompas, entre outros danos. 

O tratamento previne complicações. Porém, as bactérias têm se tornado resistentes pelo uso incorreto de antibióticos. Assim, a prevenção se mostra o melhor remédio: o preservativo é vital!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias