Entretenimento



Falando de Sexo

Endometriose não impede a vida sexual

Isso ocorre com todos os homens, e é normal. À medida que envelhecem, o pênis muda de aparência e de função.

17/06/2019 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Psicos do Diário, vocês ajudam demais as pessoas! Por ler vocês com frequência, já sei o que diriam em resposta à minha pergunta (procure seu médico), mas mesmo assim, quero saber o que vocês dizem. Que tipos de problemas sexuais são causados pela endometriose?

Reprodução / Reprodução

A endometriose ocorre quando o tecido endométrio é encontrado fora do útero: nos ovários, trompas, bexiga, reto ou intestinos. Também pode aparecer no peritônio — a membrana que reveste a cavidade abdominal. 

O principal sintoma é a dor pélvica crônica, que pode piorar antes e durante o período menstrual. Também pode causar dor no ato sexual. 

Às vezes, a dor permanece após a relação, por horas ou até alguns dias. Além disso, mulheres com endometriose têm mais dificuldade de chegar ao clímax.

A antecipação da dor pode deixar a mulher tensa, por isso, algumas evitam o sexo por medo. Os parceiros podem se sentir rejeitados, culpados, frustrados ou deprimidos. 

Prazer sem dor

Algumas coisas podem tornar o sexo mais agradável e menos doloroso.

— Outras posições, como de lado, podem ser mais confortáveis, pois colocam menos pressão.

— Encontrar outras formas de intimidade. Beijar e tocar ainda pode ser prazeroso. 

— Terapia sexual — para o casal ou apenas para a mulher — um profissional pode ensinar estratégias e técnicas para melhorar a vida sexual, além de fornecer mais informações sobre a endometriose.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias