Entretenimento



Falando de Sexo

O uso da maconha pode afetar os adolescentes?

Neurocientistas canadenses sugerem que a erva pode causar até mais problemas de memória e aprendizado nos jovens do que o álcool

19/06/2019 - 15h44min


Andrea Alves
Lucia Pesca

 Sou professora em uma escola da Região Metropolitana e, esses dias, uma turma falou muito sobre a coluna de vocês. Aproveitando o respeito deles por esse espaço, gostaria de trazer uma questão que foi polêmica em sala de aula. A maconha pode agir negativamente no cérebro dos adolescentes? E ela pode afetar a função sexual de um homem?

Reprodução / Reprodução

O álcool e a maconha podem afetar o desenvolvimento do cérebro de um adolescente, isso é fato. Neurocientistas canadenses sugerem que a erva pode causar até mais problemas de memória e aprendizado nos jovens do que o álcool. A pesquisa (que durou quatro anos com os mesmos adolescentes) mostrou que usuários de álcool e de maconha apresentaram prejuízos em funções cognitivas como memória, aprendizado e autocontrole, com o passar do tempo.

Período crítico

Leia outras colunas

A pesquisa reforça a ameaça que a maconha representa para o cérebro do jovem, que passa por muitas transformações até os 20 e poucos anos. É um período crítico de maturação de diversas funções como tomada de decisão e autocontrole. Por isso o consumo de álcool e drogas, nessa fase, pode ter um impacto negativo para o resto da vida.

A maconha pode afetar a função sexual de um homem? Para alguns, o uso da substância e a disfunção sexual podem estar ligados. Diferentes efeitos podem ocorrer: mudanças no humor, na percepção e no comportamento, pois ele se torna mais ansioso. 

A ansiedade prejudica muito na construção da excitação masculina, o que pode levar à dificuldade de desempenho sexual.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias