Entretenimento



Só se fala noutra coisa

Guri de Uruguaiana já está na expectativa da Semana Farroupilha: "Tão buenacha que dura mais ou menos 30 dias!"

31/08/2019 - 10h00min


Artebiz / Divulgação
Prepara o mate, o churrasco e a pilcha, setembro tá chegando!

Buenas, chê! Neste domingo, começa o mês mais importante do ano: Setembro, período da Semana Farroupilha! Uma semana tão buenacha que dura quase 30 dias. E a montagem do Acampamento Farroupilha, no Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital, já está a todo vapor! É tempo de cultivar as nossas tradições e demonstrar o orgulho da nossa terra. Por isso, preparei uma lista com algumas curiosidades. 

 A Chama Crioula

Tradição que marca o período das celebrações farroupilhas, há mais de 70 anos, a chama crioula queima durante os 13 dias de acampamento, de 7 a 20 de setembro. Porém, ela é acesa bem antes. Cada ano, em um município diferente do Rio Grande do Sul. Depois, ela é trazida a cavalo até Porto Alegre. Em 2019, foi a vez de Tenente Portela! 

Cerca de 340 piquetes

Durante a festança, o Acampamento é equipado com praça de alimentação, feiras de artesanato e literatura, banheiros, posto de saúde, wi-fi gratuito, terminais de bancos, segurança e estacionamento. Mas o que mais se destaca são os famosos piquetes, instalações temporárias construídas, em sua maioria, com tocos de madeira e usadas por CTGs, empresas e grupos de amigos durante as comemorações.

50 toneladas de carne

Te prepara para sair do Acampamento defumado! Estima-se que cerca de 50 toneladas de carne sejam assadas por lá. 

Multidão

O evento começa, oficialmente, no dia 7 de setembro. É gratuito e deve receber cerca de 1 milhão de visitantes! 

Bailes

Tão logo cai a noite no acampamento, começa o baile com a boa música gauchesca. O vanerão, a milonga e o chamamé são alguns dos ritmos que embalam os bailes pelos piquetes.

Leia mais colunas do Guri de Uruguaiana

Programa do Guri

Artebiz / Divulgação
Te prepara pra disputa, vivente!

A temporada do Programa do Guri está bombando. É toda terça-feira, às 20h, no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311). Na próxima semana, a peleia do quadro Truco ou Retruco será entre os gaudérios  Cristiano Quevedo e Érlon Péricles! Quem quiser ver um dos baguais tomando sagu na cara, é só garantir o ingresso em programadoguri.com.br.

Ligado na TV

Instagram / Reprodução
A apresentadora do Jornal do Almoço vai estar no Jornal Nacional

Neste sábado, toda a gauchada vai estar ligadinha no Jornal Nacional! É que a nossa querida Cristina Ranzolin, famosa por conduzir o Jornal do Almoço, na RBS TV, apresentará, por um dia, o telejornal mais famoso do Brasil, ao lado de Márcio Bonfim (na foto acima com Cris e William Bonner), da Globo Nordeste. 

A participação dela faz parte das comemorações dos 50 anos do telejornal. Aos sábados, a apresentação do JN será em esquema de rodízio, com jornalistas de todas as afiliadas da Globo. A participação da gaúcha marcará o início das festividades. Boa sorte, guria.

Te cuida, William Bonner! Que barbaridade!

Tirinha

Artebiz / Divulgação



MAIS SOBRE

Últimas Notícias