Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "O chicote ainda estala"

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

07/09/2019 - 07h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

Conversando com um amigo judeu, perguntei a ele o motivo de tantos filmes, livros e documentários sobre atrocidades cometidas pelos nazistas. Ele me deu uma resposta muito lúcida e concreta: disse que precisava sempre estar falando sobre o que o seu povo sofreu, para que a sociedade não esqueça e acabe repetindo toda a tragédia. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Baseado nessa observação, lembrei que, nessa semana, um jovem de 17 anos foi filmado enquanto era chicoteado por dois seguranças em um supermercado. Antes de chicotearem o jovem, amarraram a boca dele para que os seus gritos não fossem ouvidos. Os advogados dos seguranças alegam que este jovem foi agredido porque cometeu o crime de roubar um chocolate. 

Todo e qualquer crime ou contravenção deve ser punido no rigor da lei. Nenhum segurança, nem policial ou advogado pode tentar fazer justiça com as próprias mãos. Quando a comunidade negra fala a respeito da escravidão e explica os bastidores históricos de 300 anos em que pessoas foram acorrentadas, é para que essas atrocidades não se repitam. Mas, quando a sociedade impede que essas verdades venham à tona, abrimos precedentes para que o que aconteceu durante a escravidão no Brasil se repita nos porões de supermercados, delegacias e outros espaços em que a sociedade não está vendo. 

Leia outras colunas de Manoel Soares

No caso desse jovem, eles gravaram o vídeo, por isso a história veio à tona e a sociedade se posicionou. Porém, muitas outras situações invisíveis estão acontecendo, remetendo ao que ocorria durante a escravidão, e a sociedade não está fazendo absolutamente nada. É importante que defendamos a luta das pessoas negras que moram na periferia, porque o chicote ainda estala, e essa verdade não pode continuar escondida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias