Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o Outubro Rosa: vamos falar de prevenção?

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

07/10/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Sempre que chega outubro, eu me emociono quando encontro depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama. Amigas, conhecidas ou guerreiras que nem conheço pessoalmente, tanto faz. A emoção é a mesma. Por mais que queiram esquecer pra sempre essa difícil experiência, elas são generosas e se preocupam com todas nós. Querem nos alertar. Deixam de lado suas dores e cicatrizes, só pra nos lembrar de como é importante a prevenção diária e o autoexame. Obrigada, gurias! 

Aos homens que leram o assunto da coluna e pensaram "isso não é comigo", calma lá que vocês também têm tecido mamário, apesar de não terem mamas. Portanto precisam prestar muita atenção em alterações nessa região. E tem outra: atrás, na frente e ao lado de um grande homem, tem sempre uma mulher maravilhosa que tá na correria e talvez deixe o autoexame pra depois. Não faz isso, minha linda. Nossa saúde é mais importante do que qualquer coisa nesse mundo. Bora se cuidar! 

Leia mais colunas da Maga 

Conversa

Alô, mães e filhas, irmãs, primas, melhores amigas, tias e sobrinhas, vizinhas, vovós e netinhas. Vamos puxar essa conversa dentro de casa, depois do almoço de domingo, nas redes sociais, no chá da igreja, nos cafés, no trabalho, no vestiário da academia, nos grupos de Whats. E se você tiver histórico familiar, atenção redobrada. O câncer de mama tem tratamento, tem cura e o mais poderoso: tem como se prevenir. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido a vida volta ao normal. 

Para as leitoras que já passaram por isso, saibam que a força de vocês nos inspira. Pra quem está em tratamento, eu desejo uma excelente recuperação. Cabelo cresce, e cresce ainda mais nossa admiração e respeito. O Outubro Rosa é feito de coragem e vitórias. Como prevenir? Observando o próprio corpo na frente do espelho, em pé e deitada. Ficando de olho em alterações estranhas no tamanho, formato e cor. Apalpando as mamas com movimentos circulares. E não esquece da mamografia!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias