Entretenimento



Falando de Sexo

Nódulo nos testículos pode representar risco à saúde!

O problema é sério e necessita de cuidados

02/10/2019 - 20h00min


Lucia Pesca
Andrea Alves

 

 Percebi que estou com um caroço nos testículos e sinto uma dor leve. Será que isso pode me causar alguma doença mais séria? O que devo fazer? Tenho um pouco de medo de ir ao médico.

Reprodução / Reprodução

 Amigo leitor, antes de mais nada, é importante  consultar um médico urologista (especialista em trato urinário e em sistema reprodutor masculino), pois este nódulo testicular pode representar um tumor.

Somente o exame físico, acompanhado de outros complementares, pode diagnosticar ou afastar essa possibilidade.

É bom salientar que os tumores de testículo são mais comuns entre os 15 e os 35 anos de idade. São lesões endurecidas, perceptíveis já com a simples palpação do nódulo.

Existem outros diagnósticos para o surgimento de um caroço na bolsa escrotal: hidrocele (acúmulo de líquido),  epididimites (processos inflamatórios) ou cistos de epidídimo (tumores benignos).

 Exames 

 Na consulta, o médico, além do exame físico, pode fazer uma transiluminação, técnica que permite ao profissional identificar se o conteúdo do nódulo é sólido ou líquido.

A ecografia também faz a diferenciação segura do que tem no caroço.Em relação aos sintomas, essas lesões testiculares (cistos, tumores, hidrocele) não costumam causar dor. 

Este é mais um motivo para consultar o urologista regularmente, pois o diagnóstico precoce facilita a ação de qualquer tipo de tratamento.

 Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias