Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Quando o dia começa dando errado, temos de reduzir a velocidade das decisões"

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

11/01/2020 - 05h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

A vida é como dirigir, temos de saber a hora de acelerar e de frear. Entrar numas de querer que tudo gire em torno do dinheiro, ou que aconteça na hora que queremos, é pura imprudência. Quando o dia começa dando errado, temos de respirar com calma e reduzir a velocidade das decisões. A tendência natural é acelerar, exigir que o ritmo mude, mas isso pode nos fazer capotar. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Assim como um carro, a vida, às vezes, faz uns barulhos diferentes e solta fumaças que devem nos alertar. Imagine o que acontece se o carro começa a pegar fogo e você acelera para chegar logo em casa? Assim é na vida. Às vezes, a atitude mais prudente é parar e abrir o capô de nossas decisões para ver onde está o problema. 

Simples

No carro, volta e meia o problema é só falta de água, óleo ou consumível. São coisas simples, mas que só depois de parar e olhar podemos resolver. Na vida é mesma coisa. Alguns problemas que nos colocam em risco têm soluções simples, ou desaparecem com um: muito obrigado ou me desculpe. Mas, por estarmos em alta velocidade, não encontramos tempo pra dizer. 

Leia outras colunas Papo Reto

A falta de prudência no carro pode dar perda total. Na vida, também: quem dirige mal perde muito. Quem não quer se acidentar tem de respeitar as sinalizações emocionais das outras pessoas, ver qual é o seu combustível e entender se as engrenagens estão bem lubrificadas, pois, assim como no carro, nosso motor pode fundir. Aí, só restará a carcaça. Dirigir a vida exige atenção, sempre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias