Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a etiqueta da tosse

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

06/03/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

O coronavírus é o assunto do momento. Não importa se você viajou ou não pra uma área de risco: o mundo tá cada vez menor. Pessoas transitam facilmente por países e continentes, seja de férias ou a trabalho. Isso significa que as fronteiras também estão abertas pra doenças desconhecidas. Se há pouco a China assombrava, agora tá todo mundo no mesmo barco. Quando surgiu a Gripe A, foi um rebuliço igual. Vírus novo sempre apavora. Mas o guru Drauzio Varella já disse que não é pra tanto. 

Precaução é obviamente recomendada, só não pode virar paranoia. Hoje em dia estão olhando atravessado pra qualquer tosse ou espirro. É ar-condicionado ou coronavírus?! As pessoas ficam tensas e desconfiadas. Fazem piadinhas que mais parecem bullying. Por isso, lembrei da etiqueta da tosse. Vamos nos comportar melhor em locais fechados? Em qualquer hospital ou posto de saúde tem cartazes educativos. É mais que higienizar as mãos. É não assustar os outros. E isso ajuda no quadro geral. 

Leia mais colunas da Maga 

Saúde

Eu chamaria de etiqueta da saúde. Quando você tosse ou espirra, coloca sua mão na frente? Se sim, muito bem! Ninguém é obrigado a respirar o que você deixou solto no ar. Quem não faz seria legal começar. O recomendável é cobrir a boca e o nariz com lenço de papel. Nossa mão quebra o galho quando não temos lencinho por perto. Outro jeito é usar o antebraço como escudo protetor e cobrir com ele a boca ou nariz ao espirrar ou tossir. Difícil? É só pegar o costume e ser elegante. 

Especialmente em lugares fechados como elevador e ônibus, bora lembrar dessas regrinhas. Tá numa sala cheia de gente? Abre a janela pra arejar o ambiente. E tem aquele ensinamento fundamental: lavar as mãos com água e sabão. Álcool gel na bolsa é truque poderoso pra evitar perebas. Logo mais o coronavírus é dominado, e o mundo inteiro se acalma. Enquanto isso, vamos evitar olhares feios pra gente. E saiba que máscara cirúrgica só funciona tapando o nariz além da boca. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias