Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: trocando as palavras

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

04/07/2020 - 05h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

Imaginem uma pessoa que tem todos os sintomas de câncer, mas se recusa a fazer exame, e diz que jamais vai fazer tratamento porque não acredita na doença. As pessoas chegam até ela explicam que, se começar a tratar agora, a possibilidade curta é muito maior. Mas ela diz que esse negócio de câncer é mimimi de quem não tem o que fazer. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Você explica para ela que, se ela não curar o câncer, vai deixar seus filhos desamparados no futuro. Mas ela diz que se tivesse câncer trataria, mas jura que não tem. Você mostra para ela exemplo de pessoas que tiveram o mesmo sintoma e hoje sofrem ou até já morreram. Ela até se comove, mas quando é para aplicar nela o tratamento de cura, se recusa e diz que se voltar a falar disso ela deixa de ser sua amiga.

Negação

Quando passa algo relacionado ao câncer na televisão, ela se levanta e vai no banheiro. Busca na internet grupos e páginas de pessoas que também não acreditam na doença e ficam ali arrumando argumentos absurdos que comprovam que o câncer é uma invenção. 

Leia outras colunas de Manoel Soares

Pois bem, agora peço a você, meu amigo leitor, que onde tem a palavra pessoa neste texto, troque por sociedade. E onde tem a palavra câncer, troque por racismo. E se você se sentiu traído ao saber que este texto era sobre racismo, tente se perguntar por quê. Bom finde, galera.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias