Entretenimento



Estrelas da Periferia

Amor pelo violino, gravação com Papas da Língua e parceria com Elton Saldanha: conheça Júlia Reis

Cantora gaúcha lançou, recentemente, seu terceiro projeto autoral

11/08/2020 - 07h00min

Atualizada em: 09/10/2020 - 15h56min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Júlia define seu estilo como eclético, sem rótulos

Normalmente associado a músicas sofisticadas, o violino se tornou a grande paixão de Júlia Reis, 20 anos, moradora do bairro Medianeira, na Capital, ainda na infância. O som do instrumento sempre encantou a guria. No entanto, não imaginava que ele se tornaria seu companheiro musical inseparável.

- Eu amava violino desde muito pequena. Comecei a sonhar com ele, assistir a filmes (que mostravam violinos). Um dia, em um projeto social que  participava (Orquestra Jovem, liderada pelo maestro Telmo Jaconi), tive a missão muito especial de escolher três (instrumentos). Um deles, por sorteio, seria o meu instrumento musical profissional. Indiquei teclado, violoncelo e violino - relembra.

Depois de algumas horas, ela conta, o seu antigo professor trouxe o resultado: o sorteado havia sido o violino.

– Ali, eu comecei a estudar e a me realizar com o violino - comenta a porto-alegrense que, antes de entrar de cabeça no estudo do violino, se desafiava criando composições ao violão, pois sentia que "o ouvido estava se desenvolvendo", ou seja, sua percepção musical. 

Sonho realizado

Rapidamente, o talento de Júlia começou a chamar atenção em diversos gêneros da música gaúcha. Em 2014, aos 14 anos, fez uma participação especial no DVD do grupo Papas da Língua, projeto que celebrou os 20 anos da banda. Hoje, toca violino e canta ao lado de um dos mais respeitados nomes da música gaúcha: Elton Saldanha. Transitando bem entre variados estilos musicais, ela não gosta de rótulos, mas afirma que seu som mistura pop e MPB.

- Meu estilo é muito eclético, não gosto de me rotular. Apenas canto o que sinto – afirma a guria. 

A partir de 2018, Júlia colocou em prática o que sempre foi seu sonho: cantar e tocar violino ao mesmo tempo. No seu mais recente trabalho, o terceiro álbum autoral, batizado de Perspectivas, o principal destaque é a faixa Despertei, que é especial para a cantora: 

- Essa canção é muito importante para mim, pois é a primeira lançada nesse formato, cantando e tocando violino ao mesmo tempo.

A música foi inspirada nas mulheres e na força que cada uma simboliza. 

- Simboliza uma energia de renovação, uma força que eu sinto dentro de mim. Assim como sinto que cada um tem a sua. O que eu mais gosto é saber que essa música foi feita exatamente em uma virada de página da minha vida, e isso simboliza muito - finaliza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias