Polícia



Sistema prisional

Presídio Central registra primeira morte de preso com covid-19

Homem de 26 anos testou positivo para coronavírus e tinha tuberculose

07/08/2020 - 10h26min

Atualizada em: 07/08/2020 - 10h32min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Mais populoso estabelecimento prisional do Rio Grande do Sul, o Presídio Central de Porto Alegre teve a primeira confirmação de óbito de um detento com covid-19 nesta quinta-feira (6). O apenado, que não teve o nome revelado, tinha 26 anos. 

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, ele morreu em consequência de insuficiência respiratória aguda, causada por tuberculose, diagnosticada no dia 3 de agosto e registrada no atestado de óbito da equipe médica do Hospital Vila Nova, que prestou os últimos atendimentos. 

Em nota, a Seapen disse que "seguindo os procedimentos recomendados pelos órgãos de saúde, foi realizado o teste para detecção do novo coronavírus, que apontou resultado positivo".

O texto, assinado em conjunto pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e direção do presídio, diz que "o paciente recebeu todos os cuidados médicos necessários". Ele primeiro foi atendido unidade básica de saúde local, "tendo sido providenciada sua transferência para o hospital, quando verificado o agravamento de sua situação".

O Presídio Central teve o fim da interdição determinada pela Justiça nesta semana. A cadeia estava sem receber presos e com a movimentação interna impedida desde 21 de julho.

O último boletim da Seapen sobre o coronavírus nas cadeias, publicado na quarta (5), detalhava que 30 presos do Central estavam com o diagnosticado confirmado da doença e outros 11, suspeitos. 

Em todo o sistema prisional do Estado, é o quinto óbito de detento com a doença. São 837 casos confirmados da doença, com 419 detentos recuperados.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias