Polícia



Homicídios que não param

Mortes passam do número 500 na Região Metropolitana

Contagem dos assassinatos feita pelo Diário na Região Metropolitana chegou a 506 casos ontem. Em média, pelo menos três pessoas são mortas por dia

04/06/2012 - 07h13min

Atualizada em: 04/06/2012 - 07h13min


Mara da Silva Souza foi morta em casa em Gravataí

O relógio marcava quase 23h, sábado, quando a menina de 13 anos levantou para ver quem batia à porta da casinha simples, de madeira, na Estrada do Boqueirão, Bairro Sagrada Família, em Gravataí. Nem teve tempo de atendê-lo. Levou um tiro na boca. A mãe dela, 44 anos, também não conseguiu reagir. Deitada em um colchão e assistindo à televisão, foi atingida por pelo menos cinco disparos.

Os estouros coincidiam com a chuva que havia apertado. Uma vizinha, assustada, chegou a pensar em pane elétrica na rua. Correu para desligar a tevê da tomada. Quando chegou na rua, viu a menina cambaleando.

- Tiros, tiros. Mataram a minha mãe - balbuciava, com o rosto ensanguentado.

Enquanto isso, dois suspeitos corriam em direção a um beco próximo. Alguns vizinhos viram uma caminhonete arrancar em alta velocidade pouco depois.

Vizinha ajudou a adolescente

Uma costureira de 51 anos socorreu a adolescente, levada pelo Samu ao Hospital Dom João Becker, onde permanecia até ontem. A mãe morreu. Pelo levantamento do Diário Gaúcho, foi a 503ª vítima no ano na Região Metropolitana e parte do Vale do Sinos. Ontem, o número chegou a 506. Uma marca trágica que ocorre quase um mês antes em relação a 2011 (30 de junho). Este ano, pelo menos três pessoas foram mortas por dia na região. Se a média persistir, o ano fechará com 1,1 mil mortes.

Em Gravataí, foi o 33º homicídio. A mulher tinha antecedente por furto e o marido cumpre penas por roubo, furto e homicídio no Central.

Maconha achada perto do corpo

Próximo ao corpo, policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha. O que os investigadores ainda tentam descobrir é a motivação, que pode ser a disputa por bocas de fumo ou resultado de uma briga ocorrida dias antes.

Polícia muda estratégia

O assassinato vai marcar o primeiro caso a ser apurado pela força-tarefa da Polícia Civil para homicídios em Gravataí, ação centralizada na 1ª DP desde o começo desse mês. A estratégia de concentrar a investigação das mortes numa única delegacia ocorrerá nos municípios da 1ª DRM. A medida é a parte da estratégia do governo para combater os assassinatos.

A ação da Brigada já rende os primeiros frutos. Em pouco mais de três semanas com PMs vindos do Interior reforçando o patrulhamento, a média de assassinatos caiu cerca de 8%.

Especializadas serão criadas

- A expectativa é de que, concentrando as apurações com uma equipe, conseguiremos ter mais presença nos locais e, possivelmente, índices de resolução bem melhores - avalia a diretora da DRM, delegada Adriana Regina da Costa.

Em Alvorada, a 1ª DP responde pelos homicídios e, em sua primeira operação, na semana passada, prendeu seis suspeitos. Já em Viamão, as investigações ficarão com a 2ª DP. Cada um desses municípios recebeu, em maio, o reforço de oito agentes.

As 2ª e 3ª DRMs criarão delegacias especializadas em homicídios.

Números por cidade
- Porto Alegre - 193
- Alvorada - 56
- Viamão - 43
- Novo Hamburgo - 41
- Canoas - 40
- São Leopoldo - 38
- Gravataí - 33
- Guaíba - 12
- Sapucaia do Sul - 12
- Esteio - 10
- Cachoeirinha - 9
- Sapiranga - 6
- Campo Bom - 5
- Portão - 5
- Nova Santa Rita - 2
- Eldorado do Sul - 1

Por mês
- Jan. - 116 (3,7/dia)
- Fev. - 75 (2,5/dia)
- Mar - 92 (2,9/dia)
- Abril - 121 (4/dia)
- Maio - 92 (2,9/dia)
- Junho - 10 (3,3/dia)

Saiba mais
- Em média, foram 3,2 homicídios por dia até 10 de maio.
- A partir de 11 de maio, com o reforço da BM, a média caiu para três homicídios.
- Em Viamão, onde acontecia uma morte a cada três dias, no período houve uma a cada 12 dias.
- Na Capital, o índice continuou: em média, seis homicídios a cada cinco dias.

Outros homicídios do final de semana
- 499 - Fernando Cardoso da Silva, 27 anos, foi executado em Canoas, sexta, às 20h15min, com pelo menos seis tiros na Rua Romeu Morsch, Bairro Harmonia.

- 500 - Membros dos Bala na Cara são suspeitos de matar Danglares Cunha Matos. E por engano. Morador da Vila Pinto, na Capital, ele teria sido confundido com um rapaz que tem rixa com o bando. O crime foi na Rua José Madrid, sexta, às 22h.

- 501 - Róbson William Castilho Xavier, 18 anos, foi morto pouco antes das 21h de sábado na Rua Iemanjá, Bairro Stella Maris, em Alvorada.

- 502 - Márcio André da Silva Cezar, 23 anos, foi morto pela BM com tiro no peito em Esteio. Conforme PMs, ele se negou a parar em uma blitz e sacou uma arma na Avenida João Paulo I, Bairro Santo Inácio, às 21h de sábado.

- 504 - Vanessa Lopes, 30 anos, foi morta a tiros em Nova Santa Rita. Segundo a polícia, foi por ciúme. Ela foi atacada em casa às 4h de sábado, no Loteamento Popular, pelo namorado. Ontem, a BM prendeu Nélson Gloschke, 40 anos. Levado à DPPA de Canoas, segundo os agentes o homem confessou o crime e foi autuado em flagrante.

- 505 - Cedenir de Oliveira, 50 anos, levou cinco tiros na Avenida Edgar Pires de Castro, Zona Sul da Capital, às 17h40min de ontem. Um homem foi preso em flagrante no local. O motivo seria um acerto de contas.

- 506 - Alan Brum, 17 anos, levou vários tiros na Avenida Bento Gonçalves, ontem à noite, em Viamão.


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias