Nova droga invade festas populares da Região Metropolitana - Polícia - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Tóxico14/08/2012 | 07h03

Nova droga invade festas populares da Região Metropolitana

Conhecida como Sucesso, a droga é feita à base de solventes e vendida como lança-perfume genérico

Das prateleiras de lojas de materiais de construção ao barato das festas na Região Metropolitana. Entre os usuários - e principalmente os que vendem a substância -, a droga que se dissemina entre os jovens em festas recebeu o nome de Sucesso. Há pouco mais de dois anos, o produto começou a entrar em raves como se fosse um lança-perfume genérico. Deixado de lado pelos playboys, invadiu as festas mais populares. Na madrugada de sábado passado, a Brigada Militar apreendeu sete frascos do Sucesso com um homem que tentava entrar em um pagode em Canoas.

- O produto recebeu esse nome pelo sucesso de vendas e ainda não é considerado uma droga pela Anvisa, mas, se inalado, causa sérios danos à saúde - explicou o delegado Mario Souza, do Denarc.

Tanto é que, entre os frequentadores das festas eletrônicas, o Sucesso é encarado como o "crack" das drogas sintéticas.

Age de forma mais acelerada

Preocupado com a difusão do produto, o jovem Jean Coria, 19 anos, de Novo Hamburgo, que organiza festas, criou uma página no Facebook com uma campanha contra o Sucesso.

- Infelizmente, em uma festa com mil pessoas, é comum uns 50 estarem usando essa droga. É preocupante ver o que ela faz com quem está sob o efeito. Sai do ar mesmo e pensa que é algo inofensivo - disse.

A forma primária do Sucesso mais comum é comprada por cerca de R$ 9 como um spray anti-respingo de solda - um produto à base de solventes. Nas festas, uma embalagem de 20ml a 30ml é vendida por cerca de R$ 20 - metade do preço do lança-perfume - e mais prejudicial.

É que o cheiro se assemelha ao cloreto de etila (lança-perfume), e a sensação inicial também, com a ansiedade instantânea e de curta duração. Mas, por se tratar de um solvente, o Sucesso pode causar dependência física, e os danos cerebrais pelo uso continuado são mais rápidos. Fisicamente, o estrago aos pulmões é comparado ao do cigarro, mas de forma acelerada.

- Misturada a bebida alcoólica

O homem que tentou entrar no pagode em Canoas levava a droga em frascos semelhantes aos que são usados para o lança-perfume. Nesta forma líquida, a droga pode ser inalada, já que evapora ao contato do ar, ou ainda misturada a bebida alcoólica.

No ano passado, uma operação do Denarc prendeu dois fornecedores do Sucesso, também chamado de Diet, em Porto Alegre, com 1,5l do produto.


 

DIÁRIO GAÚCHO

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros