Polícia



Tóxico

Nova droga invade festas populares da Região Metropolitana

Conhecida como Sucesso, a droga é feita à base de solventes e vendida como lança-perfume genérico

14/08/2012 - 07h03min

Atualizada em: 14/08/2012 - 07h03min


Das prateleiras de lojas de materiais de construção ao barato das festas na Região Metropolitana. Entre os usuários - e principalmente os que vendem a substância -, a droga que se dissemina entre os jovens em festas recebeu o nome de Sucesso. Há pouco mais de dois anos, o produto começou a entrar em raves como se fosse um lança-perfume genérico. Deixado de lado pelos playboys, invadiu as festas mais populares. Na madrugada de sábado passado, a Brigada Militar apreendeu sete frascos do Sucesso com um homem que tentava entrar em um pagode em Canoas.

- O produto recebeu esse nome pelo sucesso de vendas e ainda não é considerado uma droga pela Anvisa, mas, se inalado, causa sérios danos à saúde - explicou o delegado Mario Souza, do Denarc.

Tanto é que, entre os frequentadores das festas eletrônicas, o Sucesso é encarado como o "crack" das drogas sintéticas.

Age de forma mais acelerada

Preocupado com a difusão do produto, o jovem Jean Coria, 19 anos, de Novo Hamburgo, que organiza festas, criou uma página no Facebook com uma campanha contra o Sucesso.

- Infelizmente, em uma festa com mil pessoas, é comum uns 50 estarem usando essa droga. É preocupante ver o que ela faz com quem está sob o efeito. Sai do ar mesmo e pensa que é algo inofensivo - disse.

A forma primária do Sucesso mais comum é comprada por cerca de R$ 9 como um spray anti-respingo de solda - um produto à base de solventes. Nas festas, uma embalagem de 20ml a 30ml é vendida por cerca de R$ 20 - metade do preço do lança-perfume - e mais prejudicial.

É que o cheiro se assemelha ao cloreto de etila (lança-perfume), e a sensação inicial também, com a ansiedade instantânea e de curta duração. Mas, por se tratar de um solvente, o Sucesso pode causar dependência física, e os danos cerebrais pelo uso continuado são mais rápidos. Fisicamente, o estrago aos pulmões é comparado ao do cigarro, mas de forma acelerada.

- Misturada a bebida alcoólica

O homem que tentou entrar no pagode em Canoas levava a droga em frascos semelhantes aos que são usados para o lança-perfume. Nesta forma líquida, a droga pode ser inalada, já que evapora ao contato do ar, ou ainda misturada a bebida alcoólica.

No ano passado, uma operação do Denarc prendeu dois fornecedores do Sucesso, também chamado de Diet, em Porto Alegre, com 1,5l do produto.


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias