Polícia



Direitos da mulher

Governador Tarso Genro lança Patrulha Maria da Penha na Lomba do Pinheiro

Equipe formada por 20 policiais militares irá monitorar cumprimento de medidas protetivas

20/10/2012 - 12h07min

Atualizada em: 20/10/2012 - 12h07min


Com a presença do governador Tarso Genro, foi lançada oficialmente na manhã deste sábado a Patrulha Maria da Penha no Território de Paz da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

A patrulha, que visa acompanhar os casos de violência contra mulheres e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas - aquelas que estabelecem a distância mínima que o ex-companheiro deve manter da mulher -, terá uma viatura com identificação própria para que seja facilmente reconhecida pela comunidade.

A sede ficará no 19º Batalhão da Polícia Militar, mas a equipe de 20 policiais treinados para a fiscalização conta com representantes também do 1º, 20º e 21ºBPM. Os policiais militares trabalharão em duplas, em conjunto com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, da Polícia Civil, e com o Instituto-Geral de Perícias. O IGP criou a Sala Lilás, junto ao Departamento Médico-Legal, para que as vítimas não se sintam expostas na sala de espera e não tenham contato com o agressor.

O soldado do 19ºBPM Denis de Oliveira da Silva, um dos integrantes da patrulha, explica que os bairros prioritários serão Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Cruzeiro, mas a equipe deve monitorar todas as medidas protetivas em vigor na Capital.

Os policiais irão visitar os endereços, verificar se as mulheres têm sofrido ameaças ou recebido visitas do agressor e, se for o caso, poderão dar voz de prisão àquele que infringir a medida protetiva. Caso o ex-companheiro tenha retornado para casa, com o consentimento da mulher, a patrulha pedirá a anulação da medida.

Também participaram da solenidade de lançamento da Patrulha Maria da Penha, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, o comendante-geral da Brigada Militar, Sérgio Roberto Abreu, e a tenente-coronel do 19º BPM Nádia Gerhard.

Até as 16h, serão oferecidos serviços como confecção de carteira de identidade, corte de cabelo e maquiagem gratuita, entre outras atividades recreativas no Centro Administrativo Regional (Estrada João Oliveira Remião, 5450, parada 12 A).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias