Polícia



Linha ocupada

190: Ligue só nas emergências!

O 190 recebe cerca de 4 mil chamadas por dia, porém, mais da metade não tem a ver com problemas de violência. Isso só prejudica o cidadão que precisa dos PMs

03/05/2013 - 07h42min

Atualizada em: 03/05/2013 - 07h42min


Trotes atrapalham os servidores

Mais de 50% das 4,1 mil ligações diárias que chegam ao 190 da Brigada Militar de Porto Alegre são trotes e pedidos de informações. Chamadas que não deveriam entupir a linha destinada apenas a emergências ligadas à violência.

Chefe do Ciosp, o major Gilberto da Silva Viegas conta que 35% das pessoas que ligam por dia querem apenas auxílio para localizar um endereço ou tirar uma dúvida. Com paciência, o PM responsável pelo atendimento explica a função do 190 e, na
maioria das vezes, acaba ajudando.

- Já teve uma senhora perguntando onde ela poderia comprar uma mangueira para o
botijão de gás. Outro queria apenas o endereço do Hospital Santa Casa. Situações que
atrapalham a rotina de um serviço de emergência - lamenta o major.



● Trotes também são comuns

Outra situação que prejudica o trabalho do Ciosp é o trote. Por dia, ele representa 16% das ligações. A maioria ocorre entre 12h e 13h e 17h e 18h, com motivo já conhecido: crianças na saída da escola, usando orelhões. Em época de provas, são comuns ligações avisando sobre bombas nos colégios.

● Solitários ligam na madrugada

Há 16 anos no atendimento às ligações do 190, a sargento Elza Maria da Silva Euzébio, 49 anos, respira fundo quando é a "vítima da vez" dos trotes:

- O pior é que não são apenas as crianças que ligam. Os adultos falam palavrões, inventam histórias absurdas e dão, até, cantadas.

Conforme o major Viegas, de segunda a quinta-feira, o pico de ocorrência é entre 16h e 22h. Já nas sextas, sábados e domingos, o horário de maior movimento se estende até 2h. As madrugadas são dos solitários, que ligam apenas para ouvir a voz dos atendentes.

Punição ainda está no papel

Em julho de 2011, foi publicada no Diário Oficial a Lei Estadual 13.759, proposta pelo
deputado Carlos Gomes (PRB), que aplica multa a quem passar trote no serviço de emergência. A lei, porém, ainda não está regulamentada. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o texto está em análise. A previsão é de que a regulamentação saia até o final do primeiro semestre deste ano.

Se o indivíduo for pego em flagrante cometendo o trote, pode responder criminalmente, conforme o Artigo 340 do Código Penal, que prevê detenção de um a seis meses ou multa como pena. Esta situação é mais comum quando alguém é pego passando trote a partir de um orelhão.

Ligações mais frequentes

● Som alto: A BM tem como premissa encaminhar uma viatura ao local. Mas, como prioriza outros crimes, como os praticados contra a vida, nem sempre consegue comparecer.
● Trotes: são ligações com mentiras, a maior parte praticada por crianças.
● Informações: pessoas ligam pedindo endereços ou para tirar dúvidas. Exemplo: "Onde fica o prédio da Prefeitura?"
● Ligações abandonadas: a pessoa está aguardando ser atendida, a "fila de espera",
mas desiste depois de 30 segundos. Achando que será atendida mais rápido, liga novamente. Porém, a ligação cai para a última da fila de espera.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias