Polícia



Nove tiros

Homem é assassinado dentro de albergue em Porto Alegre

Apenado do regime semiaberto, que cumpria pena de 14 anos por homicídio, levou nove tiros dentro do Patronato Lima Drummond, na Zona Sul

22/07/2013 - 07h36min

Atualizada em: 22/07/2013 - 07h36min


Um detento do regime semiaberto foi morto na noite de sábado dentro de uma das celas do Patronato Lima Drummond, na Avenida Teresópolis, Bairro Teresópolis, Zona Sul da Capital. A suspeita é de que pelo menos dois homens ingressaram na casa prisional e mataram a tiros Alexsandro Matos Pituva, 35 anos.

Os motivos e a autoria do crime estão sendo investigados pela 4ª DHPP. De acordo com o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, às 21h, foram ouvidos disparos. Quando os monitores chegaram na cela, a vítima estava caída na cama, baleada nove vezes.

O Samu foi chamado e o socorreu, mas Alexsandro não resistiu.

- Aquele é um horário, segundo os monitores, em que os detentos circulam pela casa. Pode ser que ele estivesse sozinho na hora que os atiradores chegaram - analisa Rodrigo.

No local, havia nove munições deflagradas de pistolas calibres 9mm e .45.

Detento se sentia ameaçado

Em abril, Alexsandro, que cumpria pena de 14 anos por homicídio, deixou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) após receber benefício da progressão de regime fechado para o semiaberto. De acordo com a Susepe, ele passou por outra casa prisional da Capital antes de ser transferido para o Patronato.

A mudança para o Lima Drummond foi por conta de um pedido feito ao judiciário em que ele relatava que não se sentia seguro no albergue em que estava antes.

Casa abriga 70 detentos

De acordo com a Susepe, 70 detentos cumprem pena no Lima Drummond. Em cada cela estão alojados seis detentos. O delegado Rodrigo solicitou à Susepe informações sobre quem eram os colegas de cela de Alexsandro, bem como informações sobre o ingresso de pessoas estranhas na instituição.

Adolescente morto com um tiro na nuca

A 4ª DHPP investiga ainda o assassinato de um menino de 15 anos, na noite de sexta, no Beco Cecílio Monza, na Vila Castelo, Bairro Restinga, também na Zona Sul da Capital.

Segundo as primeiras investigações, Marlon Fernando de Borba Padilha, 15 anos, estava no local com outro adolescente. Ele acompanhava o amigo que visitaria sua namorada.

Por volta das 22h30min de sexta-feira, os dois foram parados por outros dois adolescentes quando chegavam na vila. Os dois teriam perguntado de onde Marlon e o amigo eram. Ao descobrir que não eram moradores da Castelo, a dupla ordenou que os dois descessem a rua e não aparecessem mais ali.

- O garoto contou que ele e Marlon se viraram e iniciaram a caminhada quando a dupla atirou na direção dele - contou o delegado Rodrigo.

Os garotos correram e foram seguidos pela dupla de atiradores. Marlon foi atingido por um tiro na nuca e morreu no local. Conforme o sobrevivente, os atiradores chegaram a encostar a arma em seu rosto e atirar, mas a arma falhou.

Outros homicídios

- São Leopoldo - Ronaldo Gomes da Silva, 36 anos, foi morto a facadas na Rua Um, no Bairro Santa Marta, por volta das 18h30min de sábado. De acordo com a BM, ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu no hospital.

- Taquara - Rogério José Seistauer foi morto a facadas na noite de sábado. Segundo a Brigada Militar, Rogério chamou a polícia por volta das 20h30min, relatando problemas com o vizinho, que jogava pedras e o ameaçava verbalmente. Cerca de uma hora e meia depois, foi encontrado esfaqueado dentro de casa. Levado ao Hospital Bom Jesus, não resistiu. A polícia tem um suspeito.

- Sapucaia - A 2ª DP investiga a morte de Mardjori Neves Gomes, 21 anos. O corpo da jovem foi encontrado às 23h de sexta-feira, com marcas de tiro na clavícula, na Estrada dos Ramires. A suspeita é de que o crime tenha sido passional.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias