Polícia



Disputa de criminosos

Atentado reacende guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição, em Porto Alegre

Atingido por tiros no sábado, antigo aliado de Paulão permanece internado em estado grave

13/11/2013 - 10h30min

Atualizada em: 13/11/2013 - 10h30min


Mais um antigo aliado do traficante Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição, foi alvo de atentado. Na noite do último sábado, quase em frente à quadra da Academia Samba Puro, no coração da Vila Maria da Conceição, Sílvio César Rodrigues Quadrado, 34 anos, atualmente em liberdade condicional, foi atingido por dez tiros de pistola 9mm no peito. Até ontem, ele permanecia internado em estado grave no HPS. Outros dois homens foram feridos por estilhaços, sem gravidade.

O crime reforçou o alerta à polícia sobre os novos capítulos na guerra pelo tráfico na vila da Zona Leste da Capital. O caso é apurado pela 1ª DHPP, que ainda não tem uma linha definida na investigação. Pode ter sido um crime ligado às disputas do poder local ou uma briga antiga.

Culpa seria de bando da Tinga

Uma das suspeitas é de que tenha sido mais um golpe contra o poder, até alguns meses atrás, soberano na Vila Maria da Conceição. Por trás dos tiros, estariam criminosos da Restinga.

De acordo com os investigadores, homens em um carro não identificado teriam parado diante de Quadrado e, próximo à quadra da escola de samba, atirado, às 23h30min.

A polícia acredita em relação com o brutal assassinato de Édison Marcelo de Jesus Ferreira, o Mick Jagger, 40 anos, com 25 tiros de 9mm, por um grupo de matadores em sua casa, no Bairro Teresópolis, há dez dias. A 4ª DHPP apura.

Peças do antigo xadrez do tráfico

Em comum, as duas vítimas de disparos têm a relação antiga (e de confiança) com o histórico líder do tráfico na Vila Maria da Conceição, Paulão. Com antecedentes por roubo, porte ilegal de arma e tráfico de drogas, Sílvio Quadrado convive com a prisão desde 1998, quando tinha 21 anos.

Desde então, segundo a Polícia Civil, ele fugiu nove vezes da cadeia. No mês de julho, recebeu a liberdade condicional.

Já Mick Jagger foi preso com uma arma em uma das casas de praia da família de  Paulão, em 2006. Ele era apontado, de acordo com as investigações, como um dos homens próximos de Paulão até 2009, quando teria, segundo a família, se afastado do tráfico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias