Polícia



Suspeita de agressão

Investigada possível tortura policial a casal em Esteio

A DP de Esteio abriu inquérito para apurar se houve agressões e excessos por parte dos policiais

26/11/2013 - 21h28min

Atualizada em: 26/11/2013 - 21h28min


Na casa da família, foi apreendida uma garrucha calibre 32. Também foram apreendidos um coldre, um facão e um bastão

Uma abordagem comandada por um policial militar de 25 anos  - à paisana e em horário de folga  -  na noite de domingo, em uma casa do Bairro São Sebastião, em Esteio, está sob suspeita. O alvo seria o mecânico Claudiomiro da Silva, 35 anos, que foi baleado em uma das pernas e teve ferimentos graves na cabeça, e sua mulher, Cândida Cristina Mello, 33 anos, ainda internada em coma no Hospital Presidente Vargas, em Sapucaia do Sul, igualmente baleada nas pernas e com traumatismo craniano.

A DP de Esteio abriu inquérito para apurar se houve agressões e excessos por parte dos policiais. Há suspeita, até mesmo, de tortura. Claudiomiro, o filho dele, de 15 anos e a filha, de 17 anos, foram ouvidos nesta terça-feira na delegacia e afirmaram que o casal foi vítima de agressões. Segundo eles, a violência teria sido resultado de uma discussão de trânsito na Avenida Padre Claret.O delegado Leonel Baldasso pretende ouvir os três PMs envolvidos. Ele solicitou um laudo do DML para apurar a origem dos ferimentos de Cândida.

- Há uma alegação de que o policial agiu em legítima defesa depois de uma suposta tentativa de assalto. Mas, até o momento, com os indícios que temos, não há elementos que comprovem essa tese  - afirma o delegado.

Na casa da família, foi apreendida uma garrucha calibre 32. Também foram apreendidos um coldre, um facão e um bastão. Segundo os brigadianos, os objetos estavam no carro do casal.

Claudiomiro foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma. Levado ao Presídio Central, o mecânico acabou liberado pelo juiz, que não confirmou o flagrante. O magistrado ainda considerou ilegal a entrada dos PMs na casa da família sem um mandado judicial.

Batalhão apura o caso

O 34º BPM também abriu um inquérito policial militar para apurar o caso. Até o momento, no entanto, o major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, que comanda a unidade, afirma estar tratando da reação do PM a uma tentativa de assalto.

- Foi essa a versão que chegou ao conhecimento da Brigada Militar e que motivou o reforço de policiais naquela noite. Não tenho até o momento nenhuma informação que macule a conduta deste policial  - aponta o oficial.
O soldado, atuando há cinco anos em Esteio, faz parte do serviço de inteligência, e segue trabalhando normalmente.


A versão do casal:
Passava das 23h de domingo quando o casal voltava para casa e parou em uma sinaleira na Avenida Padre Claret. Um carro parou atrás deles e forçou uma ultrapassagem.

Como o sinal estava vermelho, Claudiomiro teria feito sinal para o motorista "passar por cima". Seguiram, e, perto de casa, foram surpreendidos pelo mesmo carro. Em pouco tempo, uma viatura estacionou no local.
 
Houve discussão e o PM teria agredido o mecânico com coronhadas na cabeça. Ele desmaiou e foi atingido por tiros em uma das pernas. A mulher teria fugido para os fundos da casa, mas foi alcançada, baleada e também agredida. Os policiais entraram na casa e encontraram a garrucha, que foi apreendida.

A versão do policial militar:
Ao parar em uma sinaleira da Avenida Padre Claret, um carro encostou ao lado do seu e o casal teria anunciado um assalto, lhe apontando um revólver calibre 32.

Ao descer do carro, teria visto o homem passar a arma para a mulher. Seria a oportunidade para reagir. Ele gritou que era policial e o casal fugiu.

Houve perseguição, com o chamado de reforço. Nas proximidades da casa, Claudiomiro e Cândida teriam se jogado do carro em movimento. O homem teria feito menção de atirar. Então, o PM o atingiu nas pernas.

A mulher teria outra arma e também foi baleada. Ela teria tentado fugir e batido com a cabeça em um muro.

Não foi encontrada a arma que o homem teria apontado para o policial. Os PMs entraram na casa e encontraram uma garrucha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias