Polícia



Flagelo da droga

Sob efeito de maconha e crack, jovem mata os pais a facadas, em Guaíba

Crime levou um dia para ser descoberto

10/12/2013 - 11h37min

Atualizada em: 10/12/2013 - 11h37min


Em busca de dinheiro para comprar entorpecentes, jovem assassinou pai e mãe a facadas

Diante dos policiais, na DP de Guaíba, Dean Patrick de Souza Figueiredo, 19 anos, chorou. Disse estar arrependido e, depois de mais de duas horas de depoimento, garantiu não se lembrar o momento exato em que cometeu o ato brutal que chocou a comunidade do Bairro Logradouro, em Guaíba, no final de semana.

Jovem diz que "deu um branco"

Em seu relato, disse ter "dado um branco" na memória e só lembrar de ver os pais ensanguentados, caídos no banheiro e, na sua mão direita, uma faca de cozinha.Era final da madrugada de domingo. Seguindo seu primeiro impulso, Dean juntou alguns eletrodomésticos e a bolsa da mãe (de onde retirou todo o dinheiro que havia), pegou o Kadet da família e sumiu.

Rodou pelas bocas de fumo de Guaíba e teria consumido drogas durante todo o dia. Era o fundo do poço de cinco anos de vício e dívidas acumuladas com traficantes locais.

Namorada chamou a polícia

O crime cometido por ele só foi descoberto na noite do mesmo dia, quando sua namorada, também de 19 anos, chegou em casa e se desesperou com o que viu. Os corpos de Darcílio Guterres Figueiredo, 53 anos (atingido por quatro facadas na nuca), e Belonir Terezinha de Souza, 50 anos (esfaqueada oito vezes entre as mãos, o peito e o rosto), estavam caídos no banheiro.

A garota chamou a Brigada Militar, já imaginando que Dean tivesse algum envolvimento com a tragédia.

PMs evitaram agressões

Por volta das 22h, o rapaz, ainda rodando com o carro da família, teve sua atenção chamada para a movimentação da polícia nas proximidades do Bairro Logradouro. Resolveu voltar até lá, mas nem chegou em casa. Teve o carro parado por populares - entre eles, alguns parentes.

Revoltadas, as pessoas o teriam arrancado de dentro do veículo e passado a agredi-lo. Ele acabou sendo salvo pela chegada dos policiais militares, que o prenderam.

Explosão de violência

A suspeita da polícia é de que a explosão violenta de Dean tenha sido provocada pela negativa dos pais em dar mais dinheiro para ele comprar drogas. E, mesmo com os dois mortos, o rapaz foi às bocas de fumo alimentar o vício.

- Foi um crime extremamente brutal. Sabemos que o vício na droga pode causar reações violentas, mas este caso surpreendeu - afirma a delegada Sabrina Doris Teixeira.

Ataque no quarto

Conforme a análise dos peritos, as agressões aos pais começaram no quarto do casal. Lá estavam as primeiras marcas de sangue e um rastro em direção ao banheiro.

- Acreditamos que o pai tenha sido atacado primeiro, depois de negar lhe entregar o dinheiro. Mesmo ferido, ele e a esposa tentaram se refugiar no banheiro. A mãe, por sua vez, tem sinais de defesa. Provavelmente foi atacada já dentro do banheiro - diz a delegada.

Casal pedia para o filho largar o vício

Prestes a ser pai, Dean trabalhava como jardineiro e, segundo o seu depoimento, costumava consumir "pitico" (cigarro de maconha com crack) nos finais de semana. Ele garantiu que não havia usado drogas no sábado, chegou em casa no final da noite e encontrou os pais assistindo à televisão.

De acordo com a delegada, o rapaz disse ter colocado água para ferver e não lembrar do que fez depois. Até "acordar" com a faca na mão. O instrumento usado para matar o pai e a mãe foi abandonado por ele ao lado dos corpos.

Segundo Dean, apesar dos pais pressionarem para que ele parasse de usar drogas, as brigas não eram tão comuns. Ele alegou ter tido uma discussão mais forte com o pai dois meses atrás, mas não o agrediu.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias