Polícia



Na estaca zero

Justiça liberta suspeito de assassinar publicitário

O inquérito foi devolvido à 6ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre

29/03/2014 - 09h06min

Atualizada em: 29/03/2014 - 09h06min


Diretor de Relações com o Mercado da Paim chegava em casa quando foi atacado no dia 24 de fevereiro deste ano

O caso policial mais intrigante de 2014, o assassinato do publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, sofreu um novo revés. Por falta de provas, a Justiça mandou soltar Jaerson Martins de Oliveira, o Baro, 41 anos, apontado pela polícia como suspeito do crime.

Além disso, o inquérito foi devolvido à 6ª Delegacia da Policia Civil da Capital (Vila Assunção) para prosseguir as investigações, atendendo pedido do Ministério Público. É a segunda reviravolta nas buscas ao criminoso que matou Kunzler a tiros para roubar um malote com R$ 44,2 mil.

Leia mais:
Polícia trabalha com duas linhas de investigação sobre morte de publicitário em Porto Alegre
Imagem de câmera de segurança mostra assaltantes abordando publicitário na zona sul de Porto Alegre

O crime ocorreu em 24 de fevereiro, diante da portaria do condomínio Jardim do Sol, onde o publicitário morava, no bairro Cavalhada, zona sul da Capital. O publicitário tinha sido seguido por bandidos após deixar uma agência do banco Itaú, no bairro Moinhos de Vento, onde sacou o dinheiro, referente a uma parcela da venda de uma fazenda da família, no limite de Porto Alegre com Viamão.

Jaerson estava preso preventivamente desde 13 de março. Foi capturado dentro da  Fundação Patronato Lima Drummond, onde cumpre pena em regime semiaberto por um crime semelhante, chamado de "saidinha de banco". O assalto resultou na morte do advogado Geraldo Diehl Xavier, há 10 anos.

No despacho, assinado na sexta-feira pelo juiz Joni Victória Simões, da Vara Criminal do Foro Regional da Tristeza, menciona deficiências no inquérito que justificam sua decisão. Ele lembra que o suspeito está preso há 16 dias sem que a polícia tenha revelado "indícios contundentes, ou pelo menos, efetivamente suficientes para amparar o decreto de prisão".  

O magistrado afirma que Jaerson foi apontado como autor do crime por uma testemunha que registrou a declaração em um cartório mas sem qualquer identificação. O documento, conforme o juiz, não contém a segurança necessária para manter a prisão preventiva.

Imagens comprovariam que homem estava trabalhando

Joni também cita a falta de laudos periciais com o resultado dos exames comparativos de impressões digitais na motocicleta e no capacete apreendidos com Jaerson.

Em favor de Jaerson, os advogados Eduardo Zottis Salla Duro e Marcelo Rocha Cabral apresentaram à Justiça um pedido de revogação da prisão acompanhado de fotos e de um CD com imagens nas quais ele aparecia em seu local de trabalho, uma loja de suplementos alimentares, no dia e no horário do crime. As imagens estão sendo periciadas para avaliar a autenticidade do vídeo. Para o juiz, o álibi robustece as dúvidas sobre a autoria do crime.

Pela suspeita contra Jaerson, promotores que atuam junto à Vara de Execuções Criminais (VEC), solicitaram a regressão do regime semiaberto para o fechado. Como a prisão preventiva foi revogada, o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, da VEC, também negou o pedido dos promotores.

Até as 10h40min deste sábado, Jaerson permanecia recolhido na Penitenciária Modulada de Charqueadas. Ele deverá voltar ao Patronato Lima Drummond nas próximas horas, e a polícia terá de retomar as investigações, com uma série de diligências requeridas pelo promotor Fabiano Dallazen.

Para o promotor é preciso reconstituir os momentos anteriores ao crime e ouvir mais testemunhos.

- Há necessidade de aprofundar as investigações de modo a obter prova eficiente para que os autores sejam condenados. Compreendo a posição do juiz, mas estamos nos debatendo para manter preso uma pessoa já condenada por latrocínio e com sérios indícios de envolvimento em outro. É a prova da precariedade do sistema - afirma Dallazen.

Procurada por Zero Hora, a delegada Áurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Polícia Civil, afirmou:

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

- O inquérito foi concluído e remetido para a Justiça. Fiz tudo o que podia. Solicitei perícias, localizei uma testemunha que é taxativa em apontar o autor, mas não quer se identificar porque tem medo de morrer.

ENTENDA O CASO:

 
Lairson José Kunzler, 68 anos
Foto: Dulce Helfer, Agência RBS

O crime:

- Por volta das 12h de 24 de fevereiro, o publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, saca R$ 44,2 mil em uma agência do banco Itaú, no bairro Moinhos de Vento. O dinheiro é referente a uma parcela da venda de uma fazenda da família, no limite de Porto Alegre com Viamão.

- Um homem dentro do banco, observa Kunzler e avisa a um comparsa que está do lado de fora o banco. Kunzler sai com o Civic em direção ao bairro Cavalhada, onde mora, e é seguido por bandidos em um Scenic e um motocicleta.

- Na entrada do condomínio Jardim do Sol, o caroneiro da moto, armado e usando capacete, aborda o publicitário. A vítima acelera o carro, e o homem dispara. O bandido pega o malote com o dinheiro e foge. A perseguição e o crime são gravados por câmeras de segurança.

- Impressões digitais deixadas no Civic da vítima e outros indícios levam agentes da 6ª Delegacia da Polícia Civil a prender um suspeito, em 27 de fevereiro. Mas era o manobrista do estacionamento onde Kunzler deixou o carro. No mesmo dia, a polícia reconhece o erro, e o homem é solto.

O suspeito

- Em 13 de março, é preso Jaerson Martins de Oliveira, o Baro, 41 anos e levado para o Presídio Central de Porto Alegre. Condenado até 2.039, ele cumpre pena em regime semiaberto por dois roubos e uma assalto com morte, ocorrido em 2004. Uma pessoa disse a polícia ter reconhecido Jaerson, logo após o crime.  O envolvimento de Jaerson reascende discussão sobre a fragilidade dos albergues.

- Jaerson, que trabalha de dia e dorme na Fundação Patronato Lima Drummond, na Capital, nega autoria do crime e garante que estava no serviço na hora e no dia do crime. Em 25 de fevereiro, advogados do suspeito entram com pedido de revogação da prisão. Eles apresentam um CD com imagens nas quais Jaerson aparecia no trabalho entre 10h e 13h30min na data do crime, o que impossibilitaria sua participação no assalto.

A liberdade

- O CD é enviado para perícia. Na sexta-feira, a Justiça atende ao pedido dos advogados de Jaerson e a prisão preventiva é revogada. O Ministério Público solicita que o inquérito volte à polícia para novas investigações. Além da possibilidade de Jaerson não ser o matador, a polícia não apresentou provas contra ele.

Imagens mostram publicitário sendo assassinado


MAIS SOBRE

Últimas Notícias