Polícia



Enredado por um rabo de saia

Procurado número 1 de Alvorada é preso após cair em armadilha da polícia

Policiais criaram um perfil falso no Facebook para seduzir o traficante

22/03/2014 - 09h04min

Atualizada em: 22/03/2014 - 09h04min


O procurado número 1 de Alvorada, considerado o criminoso mais perigoso da região, não resistiu ao charme de uma mulher. Depois de driblar uma série de tentativas de captura da polícia e da Brigada Militar, Cristiano dos Santos Gonçalves, 22 anos, conhecido como Fumaça, caiu na armadilha de sedução preparada por Lúcia Gomes, 24 anos - personagem criada pelos investigadores da 1ª DP de Alvorada.

Fumaça é suspeito de três homicídios e a polícia tem indícios de que ele tenha participado de outros três. No final da tarde de quinta-feira, Cristiano chegou no hipermercado Big, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, Bairro Água Viva, em um táxi que havia pego em Porto Alegre.

Agentes fizeram campana

Ali, iria pegar a mulher, com quem conversava pelo facebook desde o início de março, para ir a um motel. Mas, esperando por ele, estavam policiais da 1ª DP, com um mandado de prisão preventiva.

- Comemoramos a prisão porque esse indivíduo era o mais perigoso da cidade. Esperamos que, agora, mais testemunhas sintam-se encorajadas a prestar depoimentos nos inquéritos de homicídio - afirmou o titular da 1ª DP de Alvorada, delegado Maurício Barison Barcellos.

Perito em driblar a polícia

A investigação para prender Cristiano teve início em setembro do ano passado. De lá pra cá, a polícia e a Brigada Militar realizaram várias tentativas de prendê-lo, sem sucesso. Foi justamente a sua capacidade de escapar das abordagens que lhe rendeu o apelido de Fumaça.

- Tentamos capturá-lo na velocidade e não conseguimos. Tentamos pela força, também não tivemos sucesso. No final, ele se perdeu por um rabo de saia - comenta o delegado.

Além dos três homicídios dos quais é suspeito, Cristiano seria patrão de uma série de bocas de fumo em Alvorada.

Loira, alta e bonita

A arma secreta da polícia entrou em ação no início de março: Lúcia Gomes, uma jovem de 24 anos, loira, alta e bonita, enviou uma mensagem por facebook para Fumaça. O suspeito e a personagem criada pelos investigadores começaram a conversar.

- Foi até difícil para nós escrevermos com vários erros de ortografia para simular uma linguagem parecida com a dele e criar confiança - explica o delegado Maurício.

Eles combinaram dois encontros. A agente da 1ª DP, cujo nome é mantido em sigilo, foi aos locais, mas Fumaça não apareceu. Na terceira vez, finalmente, o truque funcionou.

De acordo com a polícia, Fumaça era conhecido por utilizar uma pistola 9mm e atirar nas vítimas a sangue-frio. Um comparsa dele já havia sido preso em novembro do ano passado.

Sedução na rede

- 6/3 - Lúcia, a personagem criada pelos investigadores, envia a primeira mensagem.

- 9/3 - Cristiano e Lúcia trocam fotos, informações e confirmam que são solteiros (a agente manda fotos em que seu rosto não aparece claramente)

- 11/3 - Os dois trocam números de telefone e mais fotos.

- 12/3 - Lúcia tenta marcar o primeiro encontro no Big. Cristiano pergunta se ela pode levar outra menina para apresentar a um amigo dele. A policial vai, mas ele não aparece.

- 14/3 - Lúcia reclama de ter sido deixada esperando e os dois conversam por telefone.

- 17/3 - Cristiano revela que é traficante.

- 18/3 - Lúcia convida Cristiano para sair, mas o suspeito não responde.

- 20/3 - Lúcia e Cristiano marcam um encontro ao meio-dia, em um posto de gasolina no Bairro Jardim Algarve. No local, a agente da 1ª DP encontra um comparsa de Fumaça em uma moto. Ele diz que iria levá-la até Fumaça, mas a policial não aceita. No facebook, Cristiano explica que não pode ficar circulando pela cidade. Mais tarde, ele aceita ir encontrá-la no Big, depois das 19h30min, para, dali, irem a um motel. Os policiais montam uma campana no mercado. Quando chega ao local, em um táxi que havia pego em Porto Alegre, Fumaça é capturado.

Confira algumas mensagens trocadas entre Fumaça e "Lúcia"(a grafia foi mantida):

17/3

Lucia Gomes - tu trabalha

Cristiano Gonçalves - So trafikanti kk

20/3

Lucia - si tu mi buscassi di moto eu ia contigu. mais nem sei quem era aqueli cara fikei assustada.

Cristiano - A mew na real tu nao sabe a minha historia nao posso fika trotiando por ai (....) Situ kize mesmo mive vaite kise assin.

Mais tarde, mesmo dia:

Lúcia - que hora entaum i onde? pode se no patio do big o ali dentro.

Cristiano - Ti pego ai nu bg sete e meia. Vamo nu motel ai da frenti.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias