Polícia



Crime no Partenon

Suspeito de matar instrutor de autoescola é apreendido em Porto Alegre

Rapaz de 17 anos foi encontrado no bairro Agronomia e submetido a reconhecimento

28/03/2014 - 23h40min

Atualizada em: 28/03/2014 - 23h40min


Delegado Ajaribe Rocha Pinto, da 15ª DP, investiga o caso

Agentes da 15ª Delegacia da Polícia Civil, de Porto Alegre, apreenderam na tarde desta sexta-feira o adolescente suspeito de matar o instrutor de autoescola Rodrigo Turco Russo, 30 anos. O crime ocorreu na noite de quarta-feira, quando Russo orientava e acompanhava uma aluna, no bairro Partenon.

De acordo com o titular da delegacia, Ajaribe Rocha Pinto, o adolescente foi submetido a reconhecimento - primeiramente por meio de fotos, depois de maneira presencial - pela aluna de Russo. Conforme o delegado, ao ouvir a voz do rapaz de 17 anos, a jovem confirmou não ter dúvida de que se tratava do responsável por efetuar os disparos e conduzir o veículo roubado.

Leia mais:
>>> Sindicato defende suspensão de aulas práticas de direção à noite
>>> "Em 90% dos locais de prova, não há policiamento", diz dono de CFC

A Polícia Civil revelou que o adolescente, morador do bairro Agronomia, na Capital, tem antecedentes por tráfico, lesão e ameaça. Em depoimento na 15ª DP, ele negou a autoria do latrocínio (roubo com morte), alegando estar em casa por volta das 21h30min, horário do crime - a mãe dele, porém, disse que ele chegou às 2h.

Investigação policial busca mais um envolvido

Os policiais chegaram ao suspeito por meio de uma denúncia anônima, feita à Brigada Militar. A informação recebida é de que havia dois jovens em uma parada de ônibus, no bairro Agronomia, e um deles seria o responsável pela morte do instrutor. O adolescente foi levado à delegacia e, pelo fato de não ter completado 18 anos, um familiar foi chamado. A camiseta azul que ele estaria usando no dia do crime foi apreendida.

- Desde o primeiro momento, se mobilizou toda a equipe disponível e contamos com a ajuda da Brigada Militar - salientou Ajaribe, acrescentando que o caso é uma das prioridades da 15ª DP.

Agora, a investigação volta-se para a identificação do segundo envolvido no crime. Os laudos do Instituto-geral de Perícias (IGP) devem ajudar, mostrando elementos como as impressões digitais. O adolescente apreendido seria encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), entre o fim da noite de sexta-feira e o início da madrugada de sábado, para o delegado plantonista efetuar a representação ao Ministério Público (MP).

No momento do ataque, vítima tentou pegar mochila no veículo

O crime ocorreu às 21h30min de quarta-feira, quando dois homens surpreenderam Russo e uma aluna na Rua Doutor Fernando Ortiz Schneider e anunciaram o assalto. Rendidos, eles não teriam reagido, mas, de acordo com a polícia, o instrutor tentou recuperar uma mochila que havia ficado no banco de trás do veículo. Russo foi baleado na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Lucas da PUCRS, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 4h30min de quinta-feira.

A jovem que estava com o instrutor não teve ferimentos. Os bandidos fugiram a bordo do carro no qual Russo dava a aula naquela noite. O automóvel Celta foi encontrado por volta das 9h30min de quinta-feira, na Vila Céfer, na zona leste da Capital.

Veja o local onde ocorreu o assalto:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias