Polícia



Tensão

Cinco postos de saúde cancelam atendimento na Vila Cruzeiro

Secretaria Municipal da Saúde alega que o fechamento é por medida de segurança

24/04/2014 - 16h17min

Atualizada em: 24/04/2014 - 16h17min


UBS Cruzeiro do Sul abriu nesta manhã e fechou à tarde

O clima de tensão na Vila Cruzeiro, Zona Leste da Capital, motivou, pelo segundo dia consecutivo, o fechamento temporário das Unidades Básicas de Saúde Cristal, Tronco e Vila Cruzeiro, e das Unidade de Saúde da Família (USF) Cruzeiro do Sul e Mato Grosso. São duas unidades de saúde a mais do que as três fechadas ainda ontem à tarde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da gerência Distrital, divulgou que "o ambiente tenso e ameaçador está assustando servidores dos postos e os moradores da região que utilizam estes serviços." O fechamento é uma medida de segurança que será reavaliada na manhã desta sexta-feira, 25.

Clima de medo persiste
Nesta manhã, escolas e postos que haviam fechado na tarde de ontem voltaram a abrir, mas o clima de medo voltou no perímetro das ruas Dona Otília e Cruzeiro do Sul, no Bairro Santa Tereza, na Zona Sul da Capital, mesmo depois da intensificação do policiamento ostensivo pela Brigada Militar na região.
 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Alvaro Alberto da Mota, na Rua Dona Helena, que recebeu poucos alunos hoje, encerrou as atividades mais cedo nesta tarde.

O policiamento foi reforçado com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (especialmente viaturas da Patres) e com a instalação de um micro-ônibus, com pelo menos oito PMs, que devem permanecer na região até o final da semana, segundo o comando do Território da Paz no Bairro Santa Tereza.

Prefeito nega que a região esteja dominada pelo tráfico
 As autoridades, contudo, não reconhecem que as gangues rivais tenham sido responsáveis pela paralisação dos serviços e intimidação dos moradores da vila.
 
- Toque de recolher não existe. O que houve foram pais conscientes que não mandaram seus filhos à escola e avisaram as direções - afirmou o comandante do Território da Paz, major José Carlos Pacheco Ferreira, vinculado ao 1º BPM.
 
De acordo com o major, o comando do 1º BPM, os titulares da 20ª DP e da 4ª DHPP, responsáveis pela área, irão se reunir hoje à tarde pra traçar estratégias de ação na região.
 
A reportagem tentou ontem contato com prefeito José Fortunati para falar sobre a situação, mas o coordenador de Comunicação, Flávio Dutra, informou que ele não falaria sobre a questão. Hoje de manhã, no entanto, o prefeito se manifestou pelo twitter:

- O Secretário Estadual da Segurança, Airton Michels, me garantiu de que a Brigada Militar tem sob o seu controle a Vila Cruzeiro - afirmou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias