Segurança



Caso Bernardo

Nota de compra foi fundamental para polícia esclarecer morte de Bernardo

Comprovante com mesma data do desaparecimento levou policiais a imagens de vídeo

18/04/2014 - 13h47min

Atualizada em: 18/04/2014 - 13h47min


Ao seguir o rastro da nota de compra de um extintor para carro, agentes da Polícia Civil conseguiram chegar a uma das provas cruciais para esclarecer o assassinato de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos. O corpo do menino foi encontrado em uma cova rasa no interior de Frederico Westphalen, cidade agrícola do noroeste do Estado.

Na tarde do dia 14, os policiais acharam o cupom no interior da caminhonete Mitsubishi L200 da madrasta Graciele Ugulini. O papel tinha a data do dia 4 de abril (quando o menino sumiu) e indicava um posto de combustíveis no centro de Frederico como o local da compra do extintor de incêndio.

Essa pista levou a polícia até o estabelecimento, onde uma das sete câmeras de segurança disponíveis flagrou uma movimentação fundamental para apurar as circunstâncias do crime que abalou o Rio Grande do Sul. O pai do menino, o médico Leandro Boldrini, a madrastra Graciele Ugulini e uma amiga da família, a assistente social Edelvânia Wirganovicz, estão cumprindo prisão temporária como suspeitos da morte do garoto.

- Fiquei surpreso quando os policiais chegaram. Eles mostraram o cupom de compra do extintor e perguntaram pelas imagens das câmeras - explica Jonir Piaia, um dos sócios do posto.

Leia mais:
Ex-babá de Bernardo confirma que madrasta tentou matá-lo por asfixia
Especialistas apontam falhas no sistema de proteção à infância no caso
Caso Bernardo: confira os passos do menino em busca de ajuda
As duas faces do casal suspeito de assassinar menino Bernardo
"Fui impedida de vê-lo por 4 anos, me chamavam de velha doente", diz avó
Juiz da Vara da Infância e da Juventude chora ao falar sobre Bernardo

Com base no horário registrado no cupom, os policiais começaram a vasculhar as imagens armazenadas em computador. A compra foi realizada na tarde do dia 4, justamente a data em que a madrastra saiu de Três Passos para Frederico com o menino e, no caminho, acabou multada. Eram 13h30min quando ela estacionou a caminhonete preta na Rua Tenente Portela, ao lado do posto. Nesse local, já estava estacionado um Siena de propridade de Edelvânia.

- A madrasta desceu da caminhonete e caminhou, com a mão no ombro do menino, até sair do alcance da câmera - comenta Piaia.

Cerca de 15 minutos depois, a madrasta, a assistente social e o menino apareceram novamente nas imagens embarcando no Siena. Por volta das 17h, o automóvel retornou ao local onde estava estacionado anteriormente.

- As duas mulheres desceram do carro com três ou quatro sacolas na mão e as colocaram em um latão de lixo. O menino não voltou. Um dos policiais que assistia ao vídeo chorou e disse "elas mataram a criança" - descreve Piaia.

Até então, o menino era dado como desaparecido. Depois de ver as imagens, os policiais voltaram a interrogar Edelvânia - que acabou confessando o crime.

- As imagens originais estão armazenadas dentro de um computador e protegidas por senha - afirma Piaia.

O sócio do posto desligou o telefone celular para escapar do assédio dos jornalistas. Ele disse que recebe centenas de ligações diárias pedindo o registro da câmera de segurança.

- Pediram que não divulgasse as imagens porque a apuração ainda não acabou - afirma.

O caso que chocou o Rio Grande do Sul

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos, município do Noroeste. De acordo com o pai, o médico cirurgião Leandro Boldrini, 38 anos, ele teria ido à tarde para a cidade de Frederico Westphalen com a madrasta, Graciele Ugolini, 32 anos, para comprar uma TV.

De volta a Três Passos, o menino teria dito que passaria o final de semana na casa de um amigo. Como no domingo ele não retornou, o pai acionou a polícia. Boldrini chegou a contatar uma rádio local para anunciar o desaparecimento. Cartazes com fotos de Bernardo foram espalhados pela cidade, por Santa Maria e Passo Fundo.

Na noite de segunda-feira, dia 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município.

Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini _ que tem uma clínica particular em Três Passos e atua no hospital do município _, a madrasta e uma terceira pessoa, identificada como Edelvania Wirganovicz, 40 anos, que colaborou com a identificação do corpo. O casal aparentava uma vida dupla, segundo relatos de amigos e vizinhos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias