Notícias



Segurança

Prefeitos do Vale do Sinos criticam deslocamento de policiais

Consinos afirma que região pode deslocar até 60% do efetivo local; SSP não confirma

21/04/2014 - 12h26min

Atualizada em: 21/04/2014 - 12h26min


A decisão de deslocar policiais militares do interior do Estado para reforçar o efetivo da segurança durante os jogos da Copa do Mundo, em Porto Alegre, provoca protestos no Vale do Sinos. Uma das regiões gaúchas mais violentas, o Vale do Sinos poderá contribuir com até 60% do efetivo local de PMs, estima o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos).

A Secretaria da Segurança Pública não confirma a informação. De acordo com a SSP, regiões como Vale do Sinos, Serra e Norte terão menos efetivo deslocado - embora o número preciso de policiais deslocados não seja informado.

A prefeita de Portão e vice-presidente do Consinos, Maria Odete Rigon, afirma que a decisão de remanejar PMs causa preocupação. O tema será discutido na quarta-feira.

- Nós temos cidades com grande população e efetivo que já não é suficiente em situações normais. Mas nós também temos municípios pequenos que têm quatro policiais e que vão ficar com dois. E daí, faremos o que? - questiona-se.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos e prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, a decisão evidencia a falta de planejamento e a "incompetência" do governo do Estado, que teve sete anos para organizar a segurança do evento.

- Vamos expor nosso cidadão à violência em detrimento da segurança de atletas e turistas? Isso é um absurdo - complementa Karam.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias