Notícias



Sequestrada na maternidade

Santa Casa apura como mulher deixou hospital sem nota de alta

Recém-nascida foi levada do Hospital Santa Clara na tarde de terça-feira

25/06/2014 - 19h18min

Atualizada em: 25/06/2014 - 19h18min


Carlos Macedo / Agencia RBS
Mãe de Bárbara diz que a menina "nasceu de novo"

O sequestro de uma recém-nascida no Hospital Santa Clara é tratado pela instituição como falha na execução das medidas de segurança do hospital. A direção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre apura o porquê e onde ocorreu o problema. A partir disso, serão apontadas as responsabilidades e, se for o caso, estabelecidas punições administrativas.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

A instituição tem um protocolo para identificação de pessoas - pelo complexo, circulam cerca de 25 mil por dia. Na maternidade, a entrada e a saída são feitas pelo mesmo local, e as mães têm de apresentar nota de alta para deixar o prédio com as crianças.

- Estamos investigando. A verdade é que esta senhora (identificada pela Polícia Civil como Luciana Soares Brito, 39 anos), de alguma forma, passou por ali. Serão apuradas as responsabilidades e tomadas todas as providências cabíveis - afirma Julio Dornelles de Matos, diretor de Relações Institucionais da Santa Casa, acrescentando que a ação foi rápida e planejada.

O crime foi cometido por volta das 16h de terça-feira, horário de visitas e de grande movimento nas dependências do hospital. Nas áreas de maternidade, existe um estímulo para a ampliação da humanização do parto, que busca a aproximação de familiares e aumenta a quantidade de pessoas no local.

- Isso nos fará refletir sobre os processos desta dinâmica de abertura e fluxo de pessoas, que torna mais difícil o controle - complementa Matos.

Gerente do Departamento Jurídico da Santa Casa, Vera Pescador explica que há um projeto em andamento que aperfeiçoa a segurança:

- Neste projeto, estamos evoluindo para que a mãe seja acompanhada por um técnico de enfermagem até a área de controle de acesso. Lá, serão rompidas as pulseiras da mãe e do paciente, e ele será liberado. Não sairá se não tiver o acompanhamento da área de enfermagem.

Câmeras de segurança foram fundamentais

A tecnologia foi fundamental para o desfecho do caso. Por meio das imagens de câmeras de segurança da Santa Casa, foi possível identificar a mulher. Conforme o delegado Hilton Müller Rodrigues, da 17ª Delegacia da Polícia Civil, os policiais chegaram até Luciana por meio de denúncia. Uma pessoa viu as imagens da suspeita, que a esta altura já repercutiam nos veículos de imprensa, e passou informações sobre sua localização.

Em um primeiro momento, os agentes fizeram buscas no bairro Glória e localizaram familiares da mulher. Com a ajuda deles, chegou-se à residência no Lami, zona sul da Capital, onde a provável autora do crime estava com os filhos mais velhos. Nenhum deles sabia do caso.

Na tarde de quarta-feira, o delegado solicitou que Luciana seja submetida a um exame de sanidade mental.

Para especialista, há dificuldade no controle

Coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Unisinos, Margareth Schreiner ressalta a dificuldade que os hospitais têm para controlar a grande circulação de pessoas nos horários de visitas, principalmente em construções antigas, com muitos acessos externos.

- Câmeras de vigilância ajudam muito no monitoramento. Os funcionários precisam estar identificados, sempre com crachá e, se for possível, uniformizados. Fica mais difícil um terceiro entrar e se passar por funcionário - afirma a especialista.

A professora também chama atenção para a necessidade de os pacientes verificarem se as pessoas que se dizem funcionárias estão usando o crachá. Segundo ela, casos de furto e inconvenientes a pacientes causados por indivíduos de fora das instituições de saúde não são raros - no entanto, só situações extremas, como sequestro e tentativas de homicídio, acabam ganhando repercussão.

Como foi o sequestro Protocolo de segurança | Create Infographics


Em vídeo, veja a mulher levando o bebê do hospital

Confira como foi o reencontro da família

<?xml:namespace prefix = "o" ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias